Frequência urinária pode aumentar no clima frio e TENA faz recomendações para casos de incontinência

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pierre Cruz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Produtos absorventes com alta performance de absorção e toalhas umedecidas para adultos permitem o conforto e segurança adicional em casos de gotejamentos involuntários de urina.

Mesmo que o clima frio possa reduzir a sensação de sede em algumas pessoas, a vontade de ir ao banheiro para fazer xixi parece ser uma necessidade constante quando as temperaturas estão mais baixas. Há diferentes explicações para esse fenômeno e é preciso ter atenção para possíveis casos de infecção ou de incontinência. TENA, marca da Essity líder mundial em produtos para incontinência urinária adulta, traz recomendações para lidar com possíveis gotejamentos de urina.

“Com o tempo mais gelado, não há a necessidade natural de regular nossa temperatura corporal como em dias quentes, já que, em condições normais, nosso corpo não ultrapassa os 37º C. Como nos dias frios e úmidos, nós transpiramos menos, como compensação, os rins produzem mais urina, para manter a regulação dos líquidos do corpo”, explica Maria Alice Lelis, doutora em Ciências da Saúde - Área Urologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), enfermeira consultora da marca TENA. “Nos dias frios e úmidos transpiramos pouco, e como o líquido precisa sair do corpo, ele sai através da urina”, continua.

O caso merece atenção quando o indivíduo passa a segurar o xixi por muito tempo. “Mesmo com as demandas da rotina diária e o aumento na necessidade de urinar ocasionado pelo clima, o hábito de prender o xixi pode ocasionar infecções ou escapes involuntários de urina”, alerta a enfermeira consultora de TENA. “Urinar é um ato de defesa do organismo para impedir a proliferação de bactérias na bexiga”, explica. “Evitar ir ao banheiro pode alterar a percepção do cérebro sobre a capacidade de armazenamento da urina, o que pode provocar a incontinência urinária”, completa.

No Brasil, estima-se que aproximadamente 12 milhões de pessoas convivam com incontinência urinária, que pode ocorrer em ambos os gêneros em qualquer idade, mas é mais frequente a partir dos 40 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o problema atinge 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos de idade, e pode ser leve, moderada ou severa. O uso de produtos absorventes com alta performance de absorção permite o conforto e segurança adicional em casos de gotejamentos involuntários de urina.

A marca TENA da Essity, empresa sueca líder global em higiene e saúde, oferece uma ampla linha de produtos como absorventes, roupas íntimas descartáveis e fraldas para diferentes níveis de incontinência, assim como toalhas umedecidas para adultos. Normalmente, para pessoas que começam a experienciar a perda de urina pela primeira vez, o volume de escapes é menor, então os produtos que são mais adequados a essa fase são os da linha TENA Lady Discreet, para as mulheres, e da linha TENA Men, para os homens.

Carregar toalhas umedecidas na bolsa, como as da linha TENA Confort e TENA Dermacare, são uma alternativa para a higienização em diferentes ocasiões. Os produtos foram desenvolvidos para a higiene pessoal e são também ideais para o banho de leito, proporcionando mais praticidade e conforto com ativos em seus ingredientes que hidratam, protegem e limpam a pele.

As embalagens da linha TENA Dermacare possuem uma tampa no modelo FlipTop, que torna mais fácil a retiradas das toalhas e mantem o produto úmido por mais tempo. As toalhas umedecidas TENA Confort são formuladas sem parabenos, o que significa que previnem alergias, irritações e sensibilizações cutâneas e podem ser usadas com confiança por todos, inclusive aqueles com peles sensíveis. “É importante entender o volume de escapes que cada pessoa apresenta e encontrar a opção ideal para garantir a qualidade de vida em diferentes indivíduos”, completa Maria Alice.

Sobre a marca TENA

TENA é uma marca Essity, empresa global de higiene e saúde de origem sueca fundada em 1929, presente hoje em aproximadamente 150 países e uma das 100 companhias mais sustentáveis do mundo de acordo com a Corporate Knights. Em 2022, a Essity Brasil recebeu pelo segundo ano consecutivo a certificação Great Place to Work®. Com mais de 60 anos, TENA é a marca líder mundial em incontinência urinária adulta, com uma gama completa de produtos absorventes, serviços e soluções que são adaptados às necessidades dos indivíduos, das suas famílias e dos profissionais de saúde. Com TENA, a Essity está na vanguarda do desenvolvimento de produtos e serviços que ajudam a melhorar a dignidade e a qualidade de vida das pessoas. Os produtos da marca desenvolvidos com foco em sustentabilidade, assim como práticas e processos fabris sustentáveis reduzem, passo a passo, sua pegada de carbono no meio ambiente. TENA protege não apenas as pessoas, mas também o planeta. Mais informações no site TENA.