Mudança no licenciamento médico promete atrair mais profissionais de saúde para a Flórida em 2025
Crédito: Divulgação
Emenda pode impulsionar a chegada de médicos brasileiros ao estado norte-americano, aponta especialista em relocação
A aprovação recente da SB 7016 no senado americano trouxe mudanças significativas para médicos formados no exterior que desejam atuar no estado. A partir de agora, esses profissionais não precisam mais concluir um programa de residência médica nos Estados Unidos, desde que apresentem treinamento de pós-graduação “substancialmente semelhante” ao padrão americano.
Essa mudança tem como propósito facilitar a integração de médicos formados internacionalmente ao sistema de saúde da Flórida, que enfrenta uma escassez de profissionais médicos, especialmente em áreas rurais e carentes. Além disso, o país prevê um déficit de 5.989 especializados da área em seu território até 2030.
Antes da alteração da lei, um dos principais obstáculos era a exigência de concluir uma residência médica nos Estados Unidos, uma etapa que envolvia custos elevados e um longo período de três anos de adaptação. A mudança agora permite que os médicos que tenham completado programas de pós-graduação internacionalmente reconhecidos, especialmente aqueles com credenciamento do Accreditation Council for Graduate Medical Education International (ACGME-I), possam ser considerados para licenciamento. O Conselho de Medicina do estado ainda precisará avaliar, caso a caso, as qualificações dos profissionais cujos programas de pós-graduação não são credenciados por esse órgão, mas a medida, de forma geral, elimina um grande obstáculo no processo de licenciamento.
Daniel Ickowicz, CEO da Elite International Realty, consultoria imobiliária que possui um serviço especializado de Relocation, onde auxilia famílias em todas as etapas da mudança para os Estados Unidos, observa que a medida responde a uma demanda crescente por oportunidades na área da saúde, especialmente entre médicos brasileiros. “Durante nossos 30 anos atuando na Flórida, muitos médicos estrangeiros procuraram nossa consultoria com a vontade de morar e trabalhar aqui no estado, mas, ao se depararem com a dificuldade e a demora para obter a licença médica, acabavam desistindo. Agora, essa mudança na legislação simplifica o caminho para esses profissionais”, explica Daniel,
Ao contrário dos Estados Unidos, o Brasil nunca teve tantos médicos em sua história como atualmente. De acordo com a Demografia Médica CFM – 2024, divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em março deste ano, o país conta com 575.930 médicos ativos, um número que coloca o Brasil entre as nações com maior quantidade de profissionais da saúde, evidenciando uma evolução rápida e significativa. Com a flexibilização do licenciamento médico, a Flórida deve se tornar um destino ainda mais atraente para os médicos brasileiros, que podem agora ver oportunidades viáveis de crescimento profissional e qualidade de vida no estado.
“Acredito que veremos um aumento significativo de médicos brasileiros se estabelecendo na Flórida a partir de 2025. A alta demanda por profissionais de saúde e a nova flexibilização, favorável para imigrantes, criam um cenário ideal para quem deseja construir uma carreira aqui”, complementa Daniel.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário