Kapitale: A nova alternativa para farmácias de manipulação otimizarem suas finanças

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vera Santiago
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

A fintech de crédito Kapitale oferece abordagem inovadora para facilitar o financiamento e antecipar os recebíveis

O setor das farmácias de manipulação no Brasil tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos, mesmo em meio a desafios econômicos. De acordo com uma projeção realizada pela Redirection International, empresa especializada em assessoria de M&A, a indústria farmacêutica brasileira deve crescer mais de 30% até o final de 2027. O estudo prevê um crescimento médio de 8% ao ano entre 2024 e 2027, seguindo o bom desempenho registrado neste mercado nos últimos anos.

Mas assim como outros setores da economia, as farmácias de manipulação de pequeno e médio porte também enfrentam desafios no acesso ao crédito, o que tem impactado suas operações e capacidade de crescimento. A burocracia nos processos junto a grandes instituições financeiras tem sido um impeditivo.

Em meio a esses desafios, é importante buscar alternativas e soluções visando garantir a continuidade de suas operações e o desenvolvimento do próprio negócio, como fez a proprietária da Farmácia de Manipulação ProNatura, Andrea Pereira, que procurou a fintech de antecipação de recebíveis de cartões crédito Kapitale para otimizar seu fluxo de caixa.

“Os nossos recebimentos são na sua maioria via cartão de crédito e por este motivo precisamos fazer antecipações, principalmente entre os dias 5 e 10, 15 e 20. O gerenciamento é feito através do nosso fluxo de caixa, pois todos os compromissos assumidos constam da nossa programação de pagamentos. E a maior dificuldade hoje é alinhar a saída de caixa com a entrada. Escolhemos a Kapitale porque oferece as menores taxas do mercado, com atendimento personalizado e rapidez na liquidação das antecipações”, explica Andrea.

De acordo com a empresária, após fechar contrato com a Kapitale, o principal resultado foi a economia financeira obtida em função das menores taxas cobradas. “Desde que tivemos a oportunidade de ter um parceiro como a Kapitale, que pensa no pequeno empreendedor, nos sentimos mais amparados. Em um mercado globalizado, é preciso entender o que o setor precisa. Poder contar com a Kapitale, que pensa como atender as expectativas do pequeno empresário, nos permite contribuir para um mundo melhor e mais justo”, avalia Andrea.

A Kapitale desenvolveu uma plataforma robusta para solucionar a dor de 91% das MPMEs que lutam para ter acesso ao crédito. “Sou empreendedor e filho de um pequeno comerciante. Desde pequeno sei da luta que é empreender no Brasil, pagar impostos, funcionários e buscar clientes. Não vim do mercado financeiro, mas foi por viver as dificuldades de um empresário que resolvi atuar e mudar essa realidade. A Kapitale nasceu para mudar isso e atuar como parceira de distintos perfis de empreendedores”, explica o co-fundador e CEO da empresa, Anderson Pereira.

Utilizando tecnologia de ponta e capitalizando os recentes avanços na regulação de cartões, a plataforma transforma esses recebíveis em ativos altamente líquidos e seguros para serem transacionados com investidores.

“O cliente recebe em 30 dias, mas precisa pagar imediatamente fornecedores, funcionários, matéria-prima, serviços, aluguel, dentre outros custos. Esse é um problema que aflige a maior parte das micro, pequenas e médias empresas”, afirma Anderson.

A Kapitale oferece uma plataforma web/móvel que transforma recebíveis de cartão de crédito em ativos de garantia, liberando capital imediato. “Estabelecemos a experiência do cliente com prioridade no design de uma plataforma meticulosamente projetada para velocidade, intuitividade e facilidade de uso”, acrescenta Ivan Nevado, CTO e co-fundador da empresa.

Sobre a Kapitale

A Kapitale, fintech de crédito com base em recebíveis criou uma abordagem inovadora de financiamento para PMEs que utiliza os recebíveis de cartões de crédito como garantia. Fundada em 2015 pelo empreendedor Anderson Pereira, foi aprimorada durante o seu mestrado no MIT (Massachusetts Institute of Technlogy), onde desenvolveu uma nova plataforma robusta para solucionar a dor de 91% das MPMEs que lutam para ter acesso ao crédito. “O Brasil e a Argentina são os únicos países do mundo que encontrei em minha pesquisa onde uma venda de cartão de crédito demora mais de 30 dias para ser liquidada. Isso criou um mercado de antecipação de cartões crédito dominado por poucos players, que oferecem um crédito caro e pouco eficiente. A Kapitale nasceu para mudar isso”, diz o empresário.