As principais tendências de cirurgias plásticas em 2024: Resultados instantâneos e recuperação mais rápida são prioridades para os pacientes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tawany Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Foto: Reprodução/Freepik Foto: Reprodução/Freepik

À medida que nos aproximamos de 2024, as tendências em cirurgias plásticas estão evoluindo rapidamente para atender às demandas dos pacientes modernos. O foco agora está em tratamentos menos invasivos e traumáticos, que oferecem resultados imediatos e tempos de recuperação mais curtos. Os últimos anos foram de mudança, e para 2024 já se mostra um ano em que teremos avanço significativo no que os pacientes demandam e no que os profissionais de saúde entregam, cirurgiões plásticos principalmente.

“O principal ponto de mudança é que os pacientes estão mais ávidos por tratamentos que realmente tragam resultado efetivo e significativo, pois estão cansados de tratamentos que não se vê resultado”, explica o vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica, Dr. Paulo Martin.

O segundo ponto é que as pessoas buscam cada vez mais tratamentos que funcionem, porém sem serem tão invasivos, diz Dr. Martin. “Bom exemplo é o facelift tradicional, a Ritidiplastia, que é a cirurgia mais nobre da cirurgia plástica, contudo a mais invasiva e delicada. Na sua versão deep plane, ainda mais invasiva e arriscada”.

Para o rosto, três tratamentos ganharam protagonismo: o renuvion, o Morpheus 8 e o Endolaser, sendo este último o mais efetivo. Também várias técnicas de lipo facial, principalmente papada, ganharam força. Em particular, o Jowl Lift, criado pelo próprio Dr. Paulo Martin, tem ganho adeptos. A técnica é uma intervenção cirúrgica delicada e minimamente invasiva, que oferece resultados expressivos por intermédio de pequenos furinhos na face, por onde uma microcânula faz o trabalho. Ela consegue rejuvenescer e definir melhor os contornos da face, assim como o face-lifiting, porém com recuperação muito menos traumática.

Lasers e bioestimuladores para tratamentos faciais viraram padrão, contudo muitos têm resultados débeis comparados ao o que os pacientes querem. “Muitos pacientes estão cansados de enxugar-gelo e não acreditam mais em falsas promessas, o momento agora é de realmente chegar a resultados visíveis e não aqueles que se tem que convencer os pacientes que houve melhora”, comenta o Dr. Paulo.

Já em tratamentos corporais tem havido uma “explosão” por procedimentos combinados em que se associa uma miniabdominoplastia à lipoescultura, por exemplo. Também as Lipo LAD ou HD vieram para ficar, e o número de pacientes que solicitam este tratamento cresce junto com os médicos que as oferecem.

“Entretanto, o grande momento que vivemos é o “fazer o bumbum”. Esse desejo simplesmente se espalhou por todo o Brasil e mundo, e é um dos tratamentos mais pedidos e falados do momento. Também saiu das mãos de poucos profissionais que o faziam, com técnicas limitadas, e agora temos inúmeros profissionais fazendo e com técnicas mais elaboradas e melhores”.

Dr. Paulo Martin continua: “O bumbum atingiu um estágio de técnicas estéticas e cirúrgicas nunca visto antes, não faz mais sentido somente preencher os glúteos, pois isso vai contra os princípios atuais de beleza. Há que retirar gordura de alguns pontos, flancos por exemplo, e preencher outros. Também tratar a celulite de forma efetiva é o mais aceito e desejado, seja pela GoldIncision ou com endolaser. Já está fadado ao fim os tratamentos que prometem, prometem e não se vê resultado”.

Apesar do crescimento na procura de procedimentos estéticos, o Dr. Martin ressalta que a segurança e a eficácia das cirurgias continuam sendo prioridades. “Sempre é recomendado que os pacientes busquem médicos experientes e qualificados, que possam fornecer orientação personalizada e garantir resultados satisfatórios”, conclui.