Tratamento farmacológico da obesidade, desinformação e estigmas contra pacientes serão analisadas nesta quinta, 18/11, 11h
A presidente da ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, Cintia Cercato, expõe sobre as razões do tratamento farmacológico da obesidade se tão estigmatizado em nosso país nesta quinta-feira, 18/11, 11h, no canal de Youtube do Painel Brasileira da Obesidade. Assista por aqui:
De acordo com os realizadores do evento há uma lacuna nos cuidados às pessoas que sofrem com a obesidade. Há a prevenção e, em casos específicos, a cirurgia bariátrica. O uso de fármacos para o controle e redução da obesidade não faz parte dos procedimentos oficiais e inexiste no Sistema Único de Saúde brasileiro. Isso ocorre por desinformação em relação aos remédios existentes e pelo tabu que é tratar esta doença crônica não transmissível (DCNT), que cria um duplo estigma: à pessoa com obesidade e ao seu tratamento.
- Tratar-se da obesidade, ao contrário de outras DCNTs, como a hipertensão, o colesterol ou mesmo o câncer, cria julgamentos que penalizam aqueles que de fato necessitam. Os fármacos são vistos como "remédios para emagrecimento", fazendo com que a estética prejudique a saúde. Entender as funções, as escolhas, a partir de uma leitura científica é fundamental para que se desestigmatize as pessoas que necessitam de tratamento em seus cuidados e o tratamento em si. Quais fármacos existem e quais são seus impactos? Quais os caminhos entre a prevenção e a cirurgia bariátrica?
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário