Equipamento pode auxiliar na redução do uso de medicamentos sedativos em pacientes graves internados com Covid-19
Utilizado no CTI, aparelho ajuda a medir grau de relaxamento muscular do paciente, o que evita uso de doses desnecessárias de bloqueadores neuromusculares, medicação do kit intubação
Pacientes com quadros graves de Covid-19, normalmente, passam por longos períodos de internação, e a maioria deles necessita do uso prolongado de medicamentos sedativos, analgésicos e, algumas vezes, relaxantes musculares para o tratamento, como explica a dra. Simone Vinhas, gerente médica do Centro de Terapia Intensiva Adulto do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), da Dasa. E para otimizar a administração desse item do kit intubação, o hospital vem utilizando nos CTIs um equipamento que mede o relaxamento muscular dos doentes, ou seja, qual o nível de relaxamento da musculatura, resguardando-os, assim, da aplicação de mais remédios desnecessariamente.
Segundo a médica, usar o aparelho – chamado TOFscan®️ – para monitorar pacientes com Covid-19 tem duplo ganho. Antes, o equipamento, que é muito comum entre os anestesiologistas, era útil apenas em cirurgias. Atualmente, a ferramenta é usada em todos os pacientes que estão em uso de bloqueadores neuromusculares (relaxantes musculares) nas terapias intensivas.
“Ao medirmos o grau de bloqueio muscular dos pacientes, conseguimos aplicar a menor dose necessária de relaxante, o que é muito benéfico, já que o uso prolongado desses remédios traz problemas futuros, como fraqueza muscular e dificuldades na reabilitação pós-Covid-19. Alguns doentes, quando voltam da sedação, mal conseguem levantar a cabeça por causa do longo período deitados e anestesiados, o que torna a recuperação depois da infecção mais lenta”, explica a especialista dra. Simone Vinhas.
Além disso, outra vantagem é melhorar a administração dos estoques da medicação, o que previne o desabastecimento da droga num momento de escassez. Recentemente, diversas unidades públicas de saúde do país sofreram com a falta de medicamentos do kit intubação, fundamentais para o tratamento dos doentes com Covid-19. Simone explica que os remédios são necessários para a adaptação do paciente ao respirador mecânico e à realização de manobras fundamentais para a melhora da oxigenação, entre ela a pronação – quando o paciente é colocado de barriga para baixo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário