Samaritano Paulista adota telerreabilitação para tratamento de pacientes pós-covid e cardiopatas
O uso da plataforma Americas Digital permite o atendimento remoto, com resultado satisfatório para o paciente, e mantendo o distanciamento social necessário neste momento.
Proporcionar um tratamento seguro e eficiente como opção para o paciente durante a pandemia. Esse foi objetivo do Hospital Samaritano Paulista, do Americas, quando iniciou a telerreabilitação na unidade para o tratamento de pacientes que apresentaram sequelas após internação por COVID-19 e também de cardiopatas (portadores de doenças do coração) poupando essa população do deslocamento até a unidade e, portanto, preservando sua saúde. É realizada por meio da plataforma Americas Digital, que disponibiliza consultas por videoconferência (pelo computador ou celular), em grupo ou individuais, devidamente monitoradas, e agendadas previamente com os terapeutas da equipe multiprofissional da instituição.
A escolha do paciente que possa se beneficiar do modelo da telerreabilitação passa por alguns critérios de elegibilidade. São considerados desde a estabilidade clínica, o risco de realização de exercícios levando em consideração o ambiente em que vai realizar, a possibilidade de monitorização de parâmetros como pressão, frequência cardíaca e saturação de O2, quando necessário, até a habilidade do paciente em lidar com o recurso tecnológico em seu domicílio, segundo Luana Ferreira, fisioterapeuta do Hospital Samaritano Paulista.
O recurso tecnológico aliado ao time de profissionais altamente qualificados - fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, fonoaudiólogo, enfermeira, psicóloga e coach - permite o atendimento remoto, evitando assim que o paciente tenha que se deslocar até a unidade médica e se exponha durante o trajeto, e, é claro, resultando em uma maior comodidade. “Deste modo, conseguimos aplicar as terapias de reabilitação com o benefício do tratamento, obtendo resultados satisfatórios e fazendo com que paciente siga mantendo o distanciamento social nesse momento de pandemia”, afirma Luana.
Por outro lado, ao adotar uma das áreas da telemedicina, a equipe consegue atender um número maior de pacientes, sempre com os devidos cuidados para cada caso, e atenção ao progresso do quadro. De junho de 2020 a abril deste ano, a unidade registrou 1.272 telerreabilitações realizadas, sendo 677 no ano passado e 595 até o mês de abril de 2021. As sessões onlines mais frequentes são as de fisioterapia, educação física e de coaching em saúde e bem-estar, que se trata de uma abordagem voltada para o desenvolvimento de recursos de autocuidado para gerenciamento de doenças crônicas, sempre motivando o paciente a retomar sua vida, com foco na melhora de seu estado de saúde.
O uso da plataforma Americas Digital garante o conforto domiciliar e o monitoramento seguro do paciente durante as terapias aplicadas pela equipe multiprofissional do Samaritano Paulista. Com utilidade e eficácia comprovadas durante a pandemia, a solução funciona desde abril do ano passado. De acordo com Tiago Frigini, gerente médico da área de CMIO (chief medical information officer) do Americas, é uma combinação de aplicativos e dispositivos médicos, que proporciona um registro do cuidado, extrapolando os "muros" do hospital. Para facilitar a comunicação, paciente e médicos recebem lembretes para o encontro virtual na hora marcada.
“É como um "braço" do hospital dentro da casa do paciente, mantendo toda a segurança dos dados. É um serviço de monitoramento e suporte à distância aos pacientes em isolamento domiciliar, sem custos adicionais”, comemora Tiago. A Americas Digital possui as certificações ISO 27001, norma internacional de gestão de segurança da Informação e a ISO 13485, que se aplica à fabricantes de softwares e dispositivos médicos.
Sobre o Americas:
O Americas é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,6 mil leitos. O Americas Serviços Médicos faz parte do UnitedHealth Group Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário