Estudo do CTC/PUC-Rio revela que dificuldade no acesso a hospitais aumenta a mortalidade por Covid-19
Dissertação de mestrado mostra que as regiões Norte e Nordeste são as mais atingidas
A dissertação de mestrado do aluno João Gabriel Mayrinck Gelli, do Departamento de Engenharia Industrial (DEI) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), mostra que a dificuldade no acesso a hospitais foi um dos fatores que contribuiu para o grande índice de mortes de pacientes com Covid-19 em 2020. O estudo, defendido no dia 30/04, orientado pela Profª Fernanda Baião (DEI/PUC-Rio) e coorientado pelo Prof. Fernando Bozza (FIOCRUZ), revela que as regiões Norte e Nordeste foram as que tiveram o maior número de mortes hospitalares: quase 50% dos internados, faleceram. Na região Sudeste, a taxa foi de 34%.
O trabalho é também um alerta sobre a dificuldade de distribuição de insumos de saúde em regiões mais afastadas. Parte dos resultados da pesquisa foi publicada em janeiro no periódico The Lancet Respiratory Medicine, no artigo "Characterisation of the first 250 000 hospital admissions for COVID-19 in Brazil: a retrospective analysis of nationwide data".
A pesquisa realizou uma análise descritiva dos casos registrados no Sistema Integrado de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) no ano epidemiológico de 2020, assim como das características dos municípios. Pacientes que moram em cidades mais próximas das capitais saem em direção a hospitais mais bem estruturados. Isto acontece por conta de uma baixa oferta de leitos e precariedade nos serviços de saúde das cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.
“O processo de elaboração deste trabalho chamou a atenção para as disparidades no sistema de saúde nacional e para a questão do acesso. Isso foi o que me motivou a escolher o tema”, revela Gelli. A orientadora Profª Fernanda Baião acrescenta: “O elevado índice de mortalidade hospitalar nas regiões Norte e Nordeste também está ligado à menor quantidade de leitos por 10 mil habitantes, obrigando as pessoas ao deslocamento.”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário