Brasil,

Além de medicamentos, tratamento e tecnologia, empatia entra na rotina da UTI para pacientes com Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Fernando Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pacientes recebem atendimento humanizado em Goiânia Pacientes recebem atendimento humanizado em Goiânia

Hospital do Rim investe em atendimento humanizado em sua UTI. História de vida de cada paciente é levantada e compartilhada com equipe multiprofissional para criar empatia

Com a curva ascendente da pandemia do Coronavírus registrada desde o início do ano, o Hospital do Rim, em Goiânia, reestruturou seu atendimento na Unidade de Terapia Intensiva. Todos os leitos são dotados de equipamentos de última geração e que atendem às normas técnicas hospitalares. Os pacientes em tratamento intensivo são atendidos por uma equipe multiprofissional exclusiva: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, além de fonoaudiólogos e psicólogos.

Porém, além de todo aparato técnico e de pessoal, o hospital também está investindo em medidas de atendimento humanizado, lançando mão de todos os recursos para se obter uma resposta positiva do paciente em tratamento. “Nós adotamos como premissa que todo paciente é o amor de alguém. Ele tem uma história, tem gostos, afinidades e sentimentos. Vai ficar isolado, sozinho e, nesse momento, seremos a família dele. Então, preparamos nossa equipe para, acima de tudo, estar ciente de seu papel nesse momento, tão importante para que ele se sinta acolhido e em segurança”, diz a supervisora da enfermagem da UTI do Hospital do Rim, Stephany Araújo Nogueira.

A equipe de profissionais busca dar “cara” ao paciente, logo que ele chega à unidade intensiva, muitas vezes já inconsciente. Com a ajuda dos familiares, a história da pessoa é levantada pela equipe: profissão, se tem filhos, netos, hobbies, preferências de comida, músicas, e assim por diante. Com base nas informações, um relato é redigido e fixado na porta do quarto do paciente [os leitos de UTI para pacientes com Covid-19 são quartos individualizados. Quando o profissional, seja médico, enfermeiro ou mesmo o pessoal da limpeza, têm contato com o paciente, fica sabendo detalhes sobre a vida dela, que acabam possibilitando elos de empatia.

“Mesmo sedado e inconsciente, o paciente é tratado como se estivesse acordado. Nós o cumprimentamos pelo nome e a equipe fica atenta a particularidades como dar o banho rotineiro nos horários que ele gosta, usar sabonetes e cremes de sua preferência, tudo para que ele também sinta-se mais acolhido”, diz.

Também o contato com as famílias é mantido através de áudios e vídeos (de uso privativo da instituição, respeitando o preconizado pela Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD) que são apresentados para os pacientes em celulares e tablets, quando o paciente está acordado. A equipe usa ainda recursos como música ambiente de sua preferência no momento da extubação e volta à consciência, tudo para que a pessoa se sinta ambientada e acolhida. Outras iniciativas, como serenatas para os pacientes, feitas pelos próprios profissionais voluntários cantam e tocam instrumentos, também fazem parte das ações de humanização.

Um dos exemplos dos resultados positivos deste tratamento humanizado, adotado pelo Hospital, é relatado pela paciente M. A. P., 65 anos, da cidade de Goianira. Ela afirma que durante os 8 dias em que ficou na UTI, tratando da Covid-19, teve a sensação de estar sendo cuidada por bons amigos: "Foi um período muito difícil, mas com a ajuda e dedicação de enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas e médicos atenciosos, me senti segura e protegida para vencer todos os medos da Covid e da UTI. O carinho de toda equipe de profissionais, me fez sentir entre os melhores amigos e muito amada ”, afirma a paciente.

De acordo com a coordenadora do serviço de psicologia hospitalar do Hospital do RIM, a psicóloga Amanda Rodrigues Mendes de Oliveira, é possível perceber de maneira visível, os resultados positivos do atendimento humanizado praticado pela equipe multiprofissional. “Já há estudos que apontam que o trabalho humanizado colabora com a diminuição do tempo de internação e também contribui para minimizar o nível de ansiedade dos familiares que acompanham a evolução do tratamento. Eles se sentem seguros em saber que, mesmo na impossibilidade de comunicação, tem profissionais sensíveis às suas necessidades e singularidades”, diz.

A psicóloga lembra ainda que este trabalho humanizado também colabora com o equilíbrio emocional da equipe multiprofissional. “A atenção, paciência e tratamento individualizado a cada paciente é transmitida naturalmente e sentida em toda equipe, e inicia-se uma cultura de se estar sensível para perceber o estado emocional uns dos outros”, observa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar