Brasil,

Procura por cuidadores de idosos cresce em 50% com a Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nice Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Profissionais especializados no atendimento à maduros vão para linha de frente da pandemia

Com a flexibilização das restrições da quarentena, somada ao período de festas, a Senior Concierge, negócios de impacto de prestação de serviços para terceira idade, aponta um aumento de 50% nas solicitações de cuidadores de idosos, em razão da contaminação pelo novo coronavírus.

O grupo de pessoas com mais de 60 anos, considerados grupo de risco, soma mais de 75% dos óbitos decorrentes da Covid-19. A cada 10 vítimas da doença, mais de 7 são idosos, segundo o Ministério da Saúde.

Visto que o grupo, quando internado precisa de acompanhante, muitas famílias têm recorrido aos cuidadores profissionais para evitar o contágio. “Da metade de dezembro de 2020 para cá, a procura por nossos serviços aumentou como nunca. São idosos em semi UTI, internação e até em sua residência, após a alta hospitalar”, explica Marcia Sena, fundadora da Senior Concierge. “Esses idosos, mesmo em casa, apresentam sequelas como dificuldade respiratória, motora e ficam esgotados mentalmente pelo medo e estado debilitado”.

A empresa realiza treinamentos e fornece equipamento de proteção individual para atender aos protocolos de segurança. “Nossos cuidadores enfrentam uma nova realidade já bastante conhecida dos profissionais de saúde da linha de frente da pandemia. Agora, esse front não é mais exclusivo de médicos e enfermeiros em hospitais, os cuidadores tornaram-se fundamentais para o cuidado dos idosos e segurança dos familiares. Com isso, acabam expostos à uma carga extra de impacto em sua saúde emocional”. Para amparar não só os clientes, mas também a equipe, a Senior Concierge criou o programa “Cuidando de quem Cuida”, em que foram disponibilizadas parcerias para benefícios como teleatendimento médico, coach, treinamentos para protocolos de segurança adicionais e grupos de apoio com escuta ativa.

“Os cuidadores e cuidadoras têm, na maior parte do tempo, uma jornada solitária, uma vez que passam a maior parte do tempo exclusivamente com os idosos. Por meio dos grupos, com encontros programados, oferecemos aos próprios profissionais um espaço para falarem de suas próprias angústias, medos e ansiedades”. O programa se tornou uma rede solidária que extrapolou o ambiente interno tornando-se o Projeto Escuta Solidária. Uma parceria com o Mão Na Roda que, de forma gratuita e aberta, proporciona trocas e reflexões para promover novas alternativas de vida com relações mais saudáveis e a criação de novas rotinas.

“Nós não somos uma empresa tradicional de cuidadores. Somos um negócio de impacto e, por isso, faz parte de nosso propósito advogarmos pelo envelhecimento ativo e seguro”, explica Marcia.

Diante do alto índice de mortes com pacientes idosos que contraem a covid, é comum também o cancelamento da solicitação, diante do falecimento do paciente, segundo Salete Melo, enfermeira e gerente de operações da empresa.

Com a grande demanda de pedidos para cuidados com os idosos infectados, as famílias que conseguem esse atendimento ficam muito felizes e extremamente agradecidas por seus tios, avós, pais, mães, receberem todo carinho e cuidado necessário neste tão período tão difícil. Mesmo diante de tantos desafios de um período único, é isso que motiva esses profissionais a seguirem ajudando e preservando tantas famílias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar