Janeiro Branco alerta para os impactos da pandemia sobre a saúde mental dos brasileiros
Sintomas como depressão e ansiedade, considerados epidêmicos no Brasil, que foram agravados pelo surgimento da Covid-19 elevam a necessidade de cuidados com a saúde emocional
O início do ano marca, além do começo de um novo ciclo, a campanha do Janeiro Branco, dedicada aos cuidados com a saúde mental. Em 2021, a campanha ganha contornos ainda mais importantes, já que com o início da pandemia de Covid-19, a demanda por serviços voltados à saúde emocional aumentou, estimulados pelos sentimentos de luto, isolamento, incerteza e medo intrínsecos das crises sanitária e econômica.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a oferta de serviços de saúde mental foi interrompida em países do mundo por causa da pandemia. Em estudo que abrange 130 países publicado no último ano, a entidade aponta a interrupção em serviços de aconselhamento e psicoterapia (67% dos países), redução de danos (65%), intervenções de emergência (35%) e no acesso a medicamentos para transtornos mentais, neurológicos e uso de substâncias (30%).*
“A campanha do Janeiro Branco, neste ano, tem ainda mais relevância. No Brasil, já vivíamos epidemias de depressão e ansiedade, sintomas agravados pela pandemia de Covid-19. Precisamos ligar um sinal de alerta e demonstrar a importância do cuidado diário”, afirma a Dra. Rosana Pais, diretora Médica da Pronep Life Care, empresa do grupo Sodexo e pioneira no segmento de atenção domiciliar (home care) no Brasil.
A Pronep disponibilizou aos seus pacientes, colaboradores e representantes legais acesso gratuito ao Apoio Pass, programa que oferece assistência psicológica, financeira, jurídica e social. “Os impactos da pandemia afetaram em especial profissionais da saúde, pressionados pela alta demanda que a Covid-19 impôs. O acesso a serviços como o Apoio Pass, tanto por pessoas comuns, quanto por aqueles que estão na linha de frente, é essencial”, explica Dra. Rosana.
Outro grupo que merece atenção na campanha deste ano são os trabalhadores dos serviços considerados essenciais. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada no início da pandemia, demonstrou que 55% dos profissionais de serviços essenciais (segmentos de transportes, alimentação, limpeza etc.) foram acometidos por sintomas de depressão e ansiedade.**
“Mesmo que estejamos próximos do início da vacinação, os efeitos nocivos da pandemia tendem a se estender por boa parte de 2021. Ao evitarmos o adoecimento emocional, colaboramos para a saúde de nosso corpo como um todo” ressalta. A especialista da Pronep afirma, ainda, que a campanha ao longo do mês de janeiro pode inspirar ações efetivas em prol da saúde emocional.
“É necessário dar maior atenção a esse assunto e conversar sobre aquilo que nos aflige. Adotar alguns hábitos também pode ser positivo, como buscar formas de relaxar a mente em momentos de estresse e se atentar à qualidade do sono e da alimentação. A procura por auxílio psicológico é sempre recomendável”, finaliza.
* O estudo da OMS pode ser encontrado aqui: https://www.who.int/publications/i/item/978924012455
** Confira o estudo da Fiocruz no link: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-analisa-o-impacto-da-pandemia-na-saude-mental-de-trabalhadores-essenciais
Sobre a Pronep Life Care
A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.
A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.
Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.
A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International - JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário