Covid-19: Brasil vai iniciar estudo inédito com idosos
Ligado à inovação das terapias celulares, o estudo clínico foi aprovado pela CONEP e poderá ser uma resposta para quaisquer outros vírus que surjam após a Covid-19
A maioria dos trabalhos científicos sobre Covid-19 propõe a infusão de células-tronco quando o paciente já evoluiu para o estado grave. Um estudo clínico inédito, a ser iniciado brevemente no Brasil, utilizará a infusão no estágio moderado da inflamação, permitindo, assim, que o paciente infectado pelo coronavírus enfrente a doença em melhores condições e se proteja contra o agravamento do quadro de saúde. É a chamada terapia inespecífica, uma alternativa às vacinas.
A informação foi transmitida por Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) e mestrando em medicina regenerativa. Para o desenvolvimento do estudo clínico, que terá duração aproximada de seis meses, a Anadem iniciou uma aliança científica estratégica com a R-Crio Células-Tronco, especialista em criopreservação.
Canal acrescenta que a proposta é “robustecer o organismo do paciente infectado com a doença para mitigar a inflamação e o comprometimento dos pulmões, além de reduzir as possíveis sequelas”. Ele destaca que “uma vez comprovada a eficácia do estudo, as infusões poderão ser a solução para quaisquer outros vírus que venham depois da Covid-19”.
Diretamente ligado à inovação das terapias celulares, o estudo clínico foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), já tem formado um comitê independente de biossegurança, por exigência da CONEP, e agora aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para iniciar a fase de recrutamento de pacientes.
Estudo será com idosos
O estudo foi desenhado para as fases I e II, de acordo com Raul Canal. Segundo a Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica, na fase I o número de pacientes pode variar entre 20 e 100 voluntários, sendo que na fase II oscila entre 70 e 200 pessoas.
Serão recrutados idosos com mais de 60 anos e com pelo menos duas comorbidades, ou seja, pacientes graves. “Estamos otimistas, será uma enorme descoberta e uma grande resposta para a angústia do momento, que assola toda a humanidade”, destaca o presidente da Anadem.
O Brasil ocupa a 11.ª posição no ranking mundial de países que mais publicaram estudos sobre a Covid-19 desde o início da pandemia do coronavírus. O levantamento foi realizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica e utiliza a plataforma Dimensions, uma base de dados internacional com atualização diária.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário