Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cigarro está associado à menopausa precoce

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Torrente
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A incidência de menopausa antes dos 45 anos pode ocorrer em até 5% das mulheres

Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado em 29 de agosto

“A ciência tem demonstrado que o cigarro está associado à antecipação da menopausa, que pode ocorrer nas mulheres fumantes até dois anos antes da data que seria a esperada para a última menstruação”, explica Dra. Larissa Garcia Gomes, da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo. Essa associação tem se demonstrado ser associado à carga tabágica, ou seja, quanto maior a quantidade de cigarros e o tempo do tabagismo, maiores as chances de menopausa precoce.

Outras causas da menopausa precoce podem ser: retirada cirúrgica dos ovários, tratamento contra câncer (radiação, quimioterapia), razões genéticas (Síndrome de Turner) e causa autoimune, neste caso geralmente associada com outras doenças autoimunes como a Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves.

A menopausa altera significativamente a vida da mulher, e sua incidência antes dos 45 anos, pode ocorrer em média até 5% das mulheres. Segundo a endocrinologista, toda mulher que apresente sintomas do climatério como insônia, secura vaginal, irritabilidade, calores excessivos, disfunção sexual, alterações de humor como depressão e ansiedade e ganho de peso devem procurar o endocrinologista. A menopausa precoce, se não tratada, aumenta o risco de doenças do coração e osteoporose. Mas é possível minimizar esses efeitos com prática frequente de atividade física, alimentação saudável e, claro, suspensão de hábitos tabagistas.

A terapia hormonal com estrógenos representa a forma mais efetiva de tratar os sintomas da menopausa, segundo a endocrinologista. A dose da terapia hormonal e forma de administração (comprimidos, gel, adesivos, creme vaginal), assim como os riscos e benefícios do tratamento, devem ser avaliados de forma criteriosa pelo médico que vai acompanhar a paciente.

“Para as mulheres com contraindicação para terapia hormonal, existem outras opções para tratamento dos sintomas de ondas de calor e secura vaginal”, explica a médica, e complementa. “Estudos ainda em fase II de uma nova medicação não hormonal para fogachos denominada ‘antagonista do receptor da neurocinina 3’ demonstraram melhora dos episódios de fogachos em 45%, com poucos efeitos adversos, sendo dessa forma uma medicação bastante promissora”, finaliza Dra. Larissa.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar