Geriatria preventiva - Em que idade se deve fazer a primeira visita a um geriatra?
A pandemia de COVID-19 expôs a toda sociedade uma verdade inconveniente: o Brasil, assim como alguns outros países do mundo, está envelhecendo sem conseguir oferecer condições dignas para esta faixa da população. Em parte, pode-se afirmar que os idosos estão mais vulneráveis ao coronavirus porque junto à idade também apresentam comorbidades inerentes ao envelhecimento, que poderiam ter sido evitadas com um bom acompanhamento médico.
A pandemia pegou a todos de surpresa, nos colocando em uma situação inédita neste século. Algo que parecia nunca poder nos atingir, agora se mostra uma realidade capaz de ser repetida a qualquer momento. Podemos ter uma nova pandemia daqui 10 ou 20 anos? Os idosos serão novamente os mais vulneráveis? Se isso realmente acontecer, adultos que hoje estão com 40 anos, gozando de boa saúde, podem estar no grupo vulnerável da próxima doença?
Então, o que dizem os médicos sobre como envelhecer com saúde e qualidade de vida? Qual a idade ideal para se fazer a primeira visita a um geriatra? 50 anos? 60 anos? Em que momento podemos nos olhar no espelho e dizer: estou velho?
A resposta a todas estas perguntas pode ser uma oportunidade interessante para conversar com o professor Alexandre Kalache, epidemiologista, médico especializado no estudo do envelhecimento e presidente do International Longevity Center-Brazil (ILC). Durante três semana do mês de julho, a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), ao lado da ILC e do Instituto Inteligência Educacional, realiza a série de debates “Trilhas da Longevidade”, com a presença de especialistas de vários países.
A Dra. Millena Araújo, presidente do Instituto Inteligência Educacional, também está disponível para entrevistas sobre o tema.
Além do professor Kalache, mediador dos debates, e Dra. Millena Araújo, também temos outras fontes disponíveis para falar sobre o tema do envelhecimento, inclusive internacionais.
Serviço:
Série de webinários – Trilhas da Longevidade - desafios diante da pandemia
Realização: Organização dos Estados Ibero-Americanos
Datas: 09, 16 e 23 de julho
Horário: 11h30 às 13h
Plataforma: www.youtube.com/OEIBrasil ou @OEIBrasil
Inscrições para certificação: https://bit.ly/webnário-internacional-trilhasdalongevidade
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário