Impacto da COVID-19 sobre a economia aumenta interesse de funcionários por Educação Financeira, indicam estudos da Mercer
Alto nível de confiança no apoio proporcionado por empregadores representa oportunidade para empresas preocupadas com a segurança financeira de sua força de trabalho
Reforçar a comunicação e a educação financeira estão entre as maiores inquietações dos respondentes da pesquisa “Impactos da COVID-19 para a previdência complementar”, que contou com a participação de 132 gestores de planos de previdência complementar brasileiros, entre fundos de pensão privados, de estatais e planos PGBL e VGBL. Conduzido no mês de abril pela Mercer, líder global de consultoria em carreira, saúde, previdência e investimentos, com o apoio da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), o estudo revelou que existe uma grande demanda por orientação em temas relativos a investimentos e outras decisões que impactem a saúde financeira das pessoas.
Outra pesquisa global da Mercer, “Saudável, Próspero e Produtivo no Trabalho”, realizada em 11 países, com 7.000 adultos acima de 18 anos e 600 tomadores de decisão seniores dos setores privado e público, já apresentava dados que indicam a mesma tendência:
· 75% por cento dos adultos acreditam que não terão dinheiro suficiente para se aposentar: as pessoas esperam passar 15-20 anos na aposentadoria, mas sem um planejamento melhor, muitos viverão além de sua renda.
· A idade de aposentadoria esperada já não se aplica, pois as pessoas estão trabalhando mais tempo, seja por escolha ou por necessidade econômica. Aproximadamente 68% dos respondentes esperam continuar trabalhando de alguma forma ou nunca se aposentar.
· As pessoas não estão economizando proativamente: 81% dos adultos sentem-se pessoalmente responsáveis pela renda de sua aposentadoria, embora muitos não tomem as ações necessárias. Vários fatores (stress, viabilidade, acesso e confiança no investimento, idade, gênero e estágio de vida) afetam a capacidade das pessoas para economizar e investir. Cerca de 33% ainda não fizeram cálculos financeiros para a vida futura.
· Os empregados confiam nos conselhos sobre poupança de seu empregador: os resultados da pesquisa demonstram que as pessoas têm um grau alto de confiança no conselho de seus empregadores, com 79% dos entrevistados afirmando que confiam nas suas empresas para conselhos bons e independentes sobre planejamento, poupança e investimento, e para negociar taxas.
Para Guilherme Gazzoni, líder de produtos de previdência e investimentos da Mercer Brasil, os resultados das duas pesquisas denotam a necessidade de ações significativas e imediatas. “A pandemia da COVID-19 deu um sentido de urgência a um conjunto de tendências que vêm convergindo há alguns anos: maior incerteza econômica, poupança de aposentadoria insuficiente, pessoas vivendo mais tempo, redução nos benefícios aos funcionários, entre outros fatores”, afirma Gazzoni, que já observou um crescimento de 60% na demanda por programas de educação financeira entre os clientes da consultoria.
“Aos empregadores cabe principalmente disponibilizar informações que podem ajudar as pessoas a entenderem melhor o momento econômico que vivemos e como isso apresenta reflexos nos investimentos e planos de previdência, por exemplo. Iniciativas com foco na educação e no bem-estar financeiro têm impacto no engajamento e no comprometimento das pessoas com a empresa, e com a responsabilidade individual de poupar”, finaliza o executivo.
Sobre a Mercer
A Mercer oferece aconselhamento e soluções orientadas à tecnologia que ajudam as organizações a atender às necessidades de carreira, previdência, investimentos e saúde de uma força de trabalho em constante mudança. São mais de 25.000 funcionários localizados em 44 países e com atuação em mais de 130. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com mais de 76 mil colegas e receita anual de mais de US$ 17 bilhões, a Marsh & McLennan apoia seus clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.
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