Dia Mundial da Hipertensão alerta para cuidados durante a pandemia
Na segunda-feira, 26 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Neste ano, enquanto o mundo enfrenta a pandemia por coronavírus, a data também visa alertar para os cuidados que pacientes hipertensos devem ter, uma vez que integram o grupo de risco para desenvolver sintomas mais graves após a infecção.
A relação da hipertensão com a Covid-19 foi observada a partir da análise dos dados chineses em que se observou que entre as pessoas que faleceram pela doença, a hipertensão era a comorbidade mais presente (cerca de 40%).
Ser hipertenso passou a ser considerado um fator de risco para o óbito nas formas mais graves da Covid-19. Parte da relação entre a hipertensão, e também as outras doenças do coração, ocorre porque a infecção pelo coronavírus promove uma resposta inflamatória sistêmica exagerada.
“É como se ao tentar combater o vírus o organismo exagerasse nos mecanismos de defesa. E essa resposta inflamatória sistêmica exagerada promove uma série de complicações como formação demicrotrombos que obstruem os vasos sanguíneos, dilatação dos vasos, comprometimento da função do coração. Os pacientes portadores de hipertensão que não estão com um bom controle da pressão arterial também têm uma situação de inflamação sistêmica subclínica (porém em intensidade muito menor do que ocorre na Covid-19), desta forma se tornam mais suscetíveis às complicações da infecção pelo coronavírus”, explica a presidente do Departamento de Hipertenção da Socerj, Dra Erika Campana.
A cardiologista aponta que o maior cuidado que o paciente hipertenso precisa ter é o de evitar se contaminar, portanto, fazer isolamento social e lavar constantemente as mãos. “Especificamente em relação à hipertensão não deixar de tomar seus medicamentos, porque se a pressão arterial estiver bem controlada, esse paciente, mesmo sendo hipertenso, provavelmente irá ser menos propenso a ter uma forma grave da Covid-19 caso se contamine”, afirmou.
Dados
A doença cardiovascular é a causa número um de morte no Brasil, sendo responsável por 300 mil mortes por ano. E a hipertensão é o principal fator de risco para as mortes relacionadas às doenças do coração. No Brasil temos cerca de 36 milhões de hipertensos, dos quais apenas um terço (10 milhões) está se tratando; e dos que estão se tratando, apenas um terço (3,6 milhões) está com a pressão controlada.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário