A partir do dia 23, Ilumina adotará orientação online para manter contato com pacientes do grupo de risco
Diante do cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), bem como o aumento no número de casos suspeitos atrelado à doença no País, a Fundação Ilumina vem tomando medidas de adaptação a essa nova realidade. Tendo em vista o compromisso e o cuidado com os pacientes em tratamento oncológico e/ou em fase de diagnóstico da doença, a Fundação disponibilizou um canal de teleprevenção, totalmente gratuito, que conectará pacientes e médicos do Hospital Ilumina, que passa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (23).
De acordo com a médica Cirurgiã de Cabeça e Pescoço Dra. Adriana Brasil, idealizadora e presidente do Conselho Administrativo da Fundação Ilumina, mais do que estabelecer um canal de orientação, é uma forma de manter uma conexão ativa com esse grupo de pacientes que requer atenção. “Os pacientes em atendimento oncológico estão entre os grupos de risco e, portanto, requerem uma série de cuidados especiais. Nesse sentido, é fundamental que eles sejam assistidos pelo profissional que já o acompanha e sintam-se confortáveis para optar pelo atendimento especializado presencial ou on-line”, explica.
A plataforma já é utilizada em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas. Assim, a partir da próxima semana, o Hospital estabelece um canal de teleprevenção com pacientes para tirar dúvidas, trazer orientações sobre os exames e demais informações sobre a importância da continuidade do tratamento.
Como funcionará?
Os pacientes da Fundação serão contatados pela equipe de atendimento do Ilumina e receberão uma senha de acesso à plataforma, que poderá ser acessada por um smartphone ou computador. Em dia e horário pré-agendados realizarão os encontros virtuais com os médicos especialistas da Fundação.
Ações emergenciais relativas à pandemia pelo Covid19
Tendo em vista o compromisso e o cuidado com os pacientes e funcionários, diante do cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), bem como o aumento no número de casos suspeitos atrelado à doença no País, além da teleprevenção, a Fundação Ilumina adotou algumas medidas de adaptação a essa nova realidade, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado:
- Os atendimentos presenciais serão transferidos para a teleprevenção. Casos considerados de risco serão atendidos presencialmente; considerando a biossegurança dos colaboradores seguindo as orientações da Vigilância Sanitária;
- O Programa de Rastreio Ativo Organizado será interrompido para os próximos 20 dias;
- As atividades da Unidade Móvel serão suspensas e estará disponível para ações coordenadas de Prevenção para a pandemia do coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde;
- Os exames de rastreio no Hospital serão suspensos. Pacientes com suspeita alta de câncer serão priorizados e seus exames mantidos, por serem considerados no grupo de risco de vida.
- Os pacientes oncológicos são considerados vulneráveis e devem ser informados destas ações.
- As atividades da Educação, administração e back office serão transferidas para home office.
Reforçamos a importância da prevenção e isolamento social nesta fase.
Sobre a Fundação Ilumina
A Fundação Ilumina é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 2008, por iniciativa de médicos preocupados em promover a prevenção e minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer. Com foco em atender especialmente a população de baixa renda, busca abreviar o tempo de espera entre o aparecimento dos principais sintomas e o inicio do tratamento, de forma que o paciente tenha o melhor resultado e qualidade de vida. Atualmente a Ilumina atua na macrorregião de Piracicaba, atendendo 26 municípios.
Com reconhecido trabalho em Piracicaba e região, atualmente, a Fundação conta com a estrutura de um centro médico diagnóstico, o Hospital Ilumina, e outros programas de educação, prevenção e facilitação de acesso a tratamentos.
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