Estados e municípios já utilizam sistema da Defesa Civil Nacional para alertas por SMS sobre coronavírus
Serviço de disparos para celulares alcança todo o Brasil e, nesta semana, gerou o envio de 29 milhões de mensagens. Também há possibilidade de emissão via TVs por assinatura
O sistema de envio de alertas de desastres naturais por SMS, da Defesa Civil Nacional, está disponível para estados e municípios de todo o Brasil emitirem avisos e orientações à população no enfrentamento à proliferação do coronavírus. O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Nesta semana, 47 alertas foram emitidos pelas defesas civis locais e geraram o envio de 29 milhões de mensagens para celulares cadastrados no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
“Por orientação do presidente Jair Bolsonaro, colocamos à disposição de todas as defesas civis do País um serviço que hoje tem quase 10 milhões de usuários. O envio dos alertas por SMS pode ser utilizado em caso de demanda específica de um município ou estado. Estamos prontos para responder ao desafio dessa grave pandemia que ameaça a população brasileira. É importante termos tranquilidade e seguirmos as orientações oficiais. Nós, da Defesa Civil Nacional, estamos prontos para ajudar o Brasil a vencer mais essa crise e sair ainda mais forte”, ressaltou o ministro Rogério Marinho.
O conteúdo dos alertas é de responsabilidade dos órgãos locais de proteção e defesa civil, que emitem a mensagem que mais atende às suas realidades. Nesta sexta-feira (20), por exemplo, o Governo do Distrito Federal utilizou o serviço para as seguintes recomendações: “A Defesa Civil do Distrito Federal recomenda que se evite a prática de atividades físicas ao ar livre nesses dias. Colabore no enfrentamento à pandemia do Coronavírus”; “A Defesa Civil do Distrito Federal solicita que as pessoas permaneçam em suas residências. Só sair em caso de urgência e emergência”.
Atualmente, cerca de 100 Defesas Civis estaduais e municipais possuem credenciamento atualizado para fazer a inserção de informações e envio de alertas para a população, com orientações específicas para a região.
Como se cadastrar
Para receber os avisos gratuitos por SMS, os usuários interessados devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto, é só indicar o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um CEP. Com o cadastro feito, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.
Já os alertas em TV por assinatura são enviados diretamente aos televisores. O serviço está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.
Mais informação
Desde a última terça-feira (17), todas as pessoas que circulam nos 34 aeroportos internacionais do País recebem avisos em seus celulares com orientações sobre o coronavírus, sem a necessidade de um cadastro prévio. A ação é fruto de articulação entre o Cenad, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário