Como Cuidar da Sua Saúde Mental Em Tempos de Coronavírus
Mentoring pode ajudar você a enfrentar situações limites
É difícil manter a calma diante de tanta incerteza, ainda mais com uma ameaça real como é o advento do coronavírus. Nesse momento se torna mais importante do que nunca trabalhar para manter a saúde mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades e consegue enfrentar as situações que provocam estresse no dia a dia.
Segundo artigo da publicação oficial do Colégio de Psiquiatras de Hong Kong, East Asian Arch Psychiatry, o resultado de um levantamento feito em 2014 apontou que, após a última epidemia de SARS, 42% dos sobreviventes desenvolveram transtornos mentais, a maioria por estreses pós-traumático e depressão.
A mentora, especialista em mentoring, com mais de 20 anos em atendimento para desenvolvimento de habilidades comportamentais e bem estar, Andrea Lopes, diz que cultivar o estado de bem-estar é manter o empenho ativo no que pensamos, porque nossos pensamentos geram sentimentos e sensações. É manter o autocuidado e gerenciar as emoções de forma favorável. Isso aumenta nossa imunidade já que passamos a produzir mais serotonina quando temos pensamentos tranquilizadores.
“Estou atenta às notícias e informações de fontes confiáveis e seguindo todas as recomendações dos órgãos especializados. Mas o meu foco não está só na pandemia. Recentemente me emocionei com os italianos, que tocaram saxofone e violino da varanda de suas casas. A música altera positivamente o estado emocional das pessoas e isso traz uma descompressão benéfica”, apontou Andrea.
Há excelentes exemplos de atitudes pelo mundo que romperam com a negatividade que a doença traz. Uma moça italiana distribuiu seu número de telefone a idosos que moram sozinhos, a fim de que eles ligassem para bater papo em momentos de muito medo ou solidão.
Algumas empresas de TV a cabo liberaram todos os canais por conta da quarentena. Isso mostra o quanto o ser humano pode ser criativo, resiliente, empático e generoso.
“Sim, podemos usar um momento como esse para aprimorar e desenvolver habilidades sociais e emocionais, como as competências comportamentais, as ‘soft skills’ tão importantes na atualidade.
Divida o seu tempo de uma forma que o foco esteja também em se nutrir e nutrir as pessoas próximas com pequenas atitudes que contagiem positivamente a todos. Essa é a ideia para enfrentamento de uma época como essa que o coronavírus nos impõe”, enfatiza Andrea.
Desenvolver esses comportamentos positivos e essas habilidades ajuda na manutenção da saúde mental. E todos estão sendo desafiados a lidar com essa crise mundial. Não existe cenário mais propício ao desenvolvimento humano do que os que surgem durante as dificuldades. Essa pandemia vai passar e a tendência é sair mais fortes dela. Priorizar esses comportamentos durante a crise do coronavírus pode ajudar bastante a aumentar o bem-estar psicológico e a reforçar o sistema imunológico. É essencial buscar ajuda profissional caso haja necessidade.
A mentora Andrea Lopes tem total disponibilidade para atender a imprensa. Entre em contato com a assessoria.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário