Brasil,

Nutrição 360: uma noite multissensorial sobre alimentação saudável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marilia Neustein
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Em mais uma edição do Nutrição 360, ciclo de debates promovido pela Flormel, profissionais de saúde e influenciadores se reuniram no último dia 11, em São Paulo, para um bate-papo sobre comportamento alimentar, mindful eating e experimentar o método que busca reconectar o indivíduo com os alimentos e a rotina da refeição.

A nutricionista Danielle Fontes conduziu a plateia de 200 pessoas que lotou o Cubo JK, no Shopping JK Iguatemi, para uma degustação multissensorial, por muitas vezes negligenciada, de um pequeno bombom de chocolate.

“Precisamos recuperar a curiosidade de bebê na hora de se alimentar. Sentir os cheiros, o peso, a energia, o caminho até o estômago, perceber os sabores aos poucos, tudo com muita atenção ao que se come e bebe, afinal desde o leite materno nossa relação original com o alimento é marcada pelo afeto”, orientou.

Segundo Danielle, os estudos científicos comprovam nos últimos anos que o mindful eating pode ser uma ferramenta para reduzir o “comer transtornado” que normalmente vem acompanhado de sintomas como depressão e ansiedade.

Compromisso – Para a CEO da Flormel, Alexandra Casoni, nutricionista de formação, a responsabilidade de uma marca deve ir além de colocar na gôndola um produto de qualidade que atenda aos preceitos regulatórios: “Nosso compromisso é compartilhar informação correta e transparente, desde o rótulo a um trabalho permanente de educação com toda a cadeia varejista. Assim podemos impactar a vida do nosso consumidor e contribuir para uma verdadeira mudança de hábito sem modismos”.

A 18ª edição do evento contou com convidadas muito especiais. A jornalista Daiana Garbim comoveu todos com a superação vivida de um transtorno alimentar. Para ela, a não-aceitação corporal é mais comum do que se pensa e tem raízes diversas: genética, social, cultural e psicológica. “Vivi doente um período longo, da adolescência até poucos anos atrás. Um sofrimento que me levou a cirurgias plásticas, remédios e a me machucar fisicamente. Fui buscar ajuda profissional, lutei e encontrei a paz com a alimentação e meu corpo”.

A atriz a cantora Mariana Rios defendeu a tradição mineira de comer com fartura, mas ponderou que o segredo para o bem-estar é perseguir o equilíbrio em tudo. “A partir de uma certa idade vi que precisava se disciplinar com exercícios físicos e dietas balanceadas, afinal meu trabalho exige que eu esteja bem com meu corpo”, contou. A artista disse que se sente mais disposta depois de abandonar carne vermelha e frango, embora não dispense aquele chocolate na hora do descanso.

Foco no paciente – Para a nutricionista Bianca Naves, iniciativas como o Nutrição 360 preenchem uma lacuna entre o público leigo e mesmo entre os profissionais de saúde. “Somos o segundo país mais conectado do mundo, mas o acesso exagerado gera informação desencontrada e é fácil ver que existe uma confusão sobre o que comer para ter qualidade de vida. A medicina está buscando escutar melhor o ser humano, direcionar a solução a partir do que o paciente tem prazer e interesse e a nutrição deve seguir a mesma tendência”, alertou.

A jornalista Eliane Contreras mediou o debate e apresentou dados da última pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, que apontam um comportamento mais consciente da população: aumento da atividade física, maior consumo de frutas e hortaliças e menor consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas. Ela destacou o perigo das redes sociais para potencializar uma supervalorização da magreza e desencadear transtornos de percepção da autoimagem como anorexia, vigorexia e ortorexia, ligados ao sentimento de culpa na hora de comer.

No final do Nutrição 360, a fundadora da Flormel Marta de Freitas, mãe de Alexandra, elogiou a postura das profissionais participantes de concordar com uma visão mais humanizada sobre as pessoas que sofrem com problemas nutricionais. “O que me encanta é a linguagem voltada também para o coração, não só para a razão. Precisamos entender que o alimento tem que ser saudável e ser um elemento de felicidade em nossas vidas”.

Sobre as participantes

Eliane Contreras

Jornalista especialista em nutrição, Eliane Contreras escreveu para a revista BOA FORMA sobre alimentação saudável durante 15 anos e já editou vários livros relacionados à nutrição funcional.

Daiana Garbin

Daiana Garbin é jornalista e escritora. Foi apresentadora, repórter, editora e produtora da Rede Globo. Em abril de 2016, criou o canal EuVejo (www.euvejo.vc / youtube.com/daianagarbin) em que fala sobre saúde mental, transtornos alimentares e mindfullness.

Danielle Fontes

Nutricionista, especializada em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep Nutrição Humana e em Fitoterapia Funcional pelo Instituto Valeria Pascoal. Mestre em Ciências pelo Departamento de Oncologia e Radiologia da Faculdade de Medicina da USP. Professora de pós-graduação em Nutrigenômica da Faculdade Método de São Paulo (Famesp) e da Ganep.

Sobre a Flormel

Fundada há 33 anos, a Flormel é pioneira no mercado de doces sem adição de açúcares. Focada em empreendedorismo e valorizando as matérias-primas e ingredientes brasileiros, a empresa hoje conta com mais de 15 mil pontos de vendas em todo o país. A Flormel se desenvolveu a partir de valores como horizontalidade, altruísmo, bem-estar e valorização da cultura caseira brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar