Brasil,

Retardar o banho dos recém-nascidos aumenta as taxas de amamentação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Márcia Wirth
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O banho mais tardio do recém-nascido pode aumentar as taxas de amamentação exclusiva intra-hospitalar e o período de amamentação após a alta hospitalar

Embora seja prática comum há décadas dar banho nos recém-nascidos saudáveis nas primeiras horas de vida, um novo estudo da Cleveland Clinic descobriu que esperar cerca de 12 ou mais horas, após o nascimento, aumentou as taxas de amamentação dos recém-nascidos internados. O artigo foi publicado no Journal for Obstetrics, Gynecologic, and Neonatal Nursing.

Heather DiCioccio, enfermeira da Unidade Mãe / Bebê, do Hospital Cleveland Clinic Hillcrest, decidiu fazer o estudo depois de se deparar com mães pedindo para adiar o primeiro banho. As mães estavam lendo em blogs que era melhor esperar para dar o banho no bebê pela primeira vez, já que o líquido amniótico tem um cheiro parecido com o da mãe - o que poderia facilitar a amamentação. DiCioccio começou a investigar a prática e encontrou pouca ou nenhuma evidência científica sobre o assunto. Ela decidiu, então, pesquisar o tema por si mesma.

Cerca de 1.000 pares saudáveis ​​de mães e recém-nascidos participaram do estudo, incluindo 448 bebês que tomaram banho logo após o nascimento (janeiro a fevereiro de 2016) e 548 que adiaram o banho (julho a agosto de 2016). Os resultados mostraram que as taxas de amamentação exclusiva aumentaram de 59,8% para 68,2% após a intervenção. Os recém-nascidos no grupo de banho atrasado também tinham maior probabilidade de seguirem um plano de alimentação complementar que incluía o leite humano.

DiCioccio aponta vários fatores que podem ligar a prática de adiar o banho ao aumento das taxas de amamentação, incluindo um maior tempo de contato pele a pele entre mãe e bebê, o cheiro (a similaridade do cheiro entre o líquido amniótico e o seio pode encorajar bebês a mamar) e a temperatura. Bebês no grupo do banho retardado eram mais propensos a ter temperaturas estáveis ​​/ normalizadas após o primeiro banho. Então, eles não sentiam tanto frio quanto os bebês que tomavam banho logo após o nascimento, e não ficavam tão cansados ​​tentando mamar.

Agora, a política do serviço onde a pesquisadora trabalha é adiar o banho por pelo menos 12 horas, a menos que a mãe se recuse a esperar. Nesse caso, a instituição solicita um atraso de pelo menos duas horas. A Cleveland Clinic está atualmente trabalhando para aprovar este atraso no banho em todos os seus hospitais. DiCioccio espera que seu estudo estimule mais pesquisas e mude a prática nacional.

“A Academia Americana de Pediatria, assim como diversas entidades médicas brasileiras, recomendam o aleitamento materno exclusivo por cerca de 6 meses e, em seguida, a continuidade da amamentação, durante a introdução de novos alimentos, até a criança completar 24 meses de idade ou mais. Conhecer novos fatores que podem estimular e aumentar o tempo de amamentação é especialmente importante no contexto da saúde da mãe e do bebê”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski (CRM-SP 36.349).

CONTATO:
Site: http://www.drmoises.com.br
Fanpage: https://www.facebook.com/doutormoises.chencinski/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar