Brasil,

Alimentação infantil nas férias: saiba como incentivar hábitos saudáveis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A flexibilização de horários proporcionada pela chegada das férias de verão pode muitas vezes fazer com que tanto adultos quanto seus respectivos filhos se percam quanto aos horários de dormir e se alimentar. Esse período, que para muitas pessoas pode significar momentos de descanso, brincadeiras e descontração, também dá margem a quebra de hábitos alimentares saudáveis.

O motivo dessa alteração se deve ao fato de que ao acordar mais tarde, -- algo que é comum neste período —, as pessoas acabam adiando o horário das refeições ou mesmo não fazendo algumas delas. Apesar de oferecer pequenas consequências a adultos, tais mudanças são prejudiciais a crianças, já que podem afetar o metabolismo infantil.

De acordo com a nutricionista materno-infantil da Clínica Penchel, Tarciana Teixeira, ainda que seja o período de férias é necessário que os pais garantam que seus filhos realizem as principais refeições do dia e, preferencialmente, nas faixas de horários habituais. “Mesmo que a criança acorde mais tarde, os pais não devem adiantar o almoço e deixar de oferecer o café da manhã”, ressalta.

Tarciana também explica que para não atrapalhar o ritmo dos pequenos nas férias, ainda é interessante que a família não deixe de se reunir à mesa durante as refeições, pois, esse comportamento torna o momento da alimentação mais agradável e evita distrações como computadores, tablets, celulares, e televisores, que desviam a atenção do ato de comer. “Ao comerem junto dos pais e receberem dos mesmos exemplos de uma boa alimentação, as crianças podem aprender desde cedo a manter uma nutrição regular e balanceada, fazendo com que se tornem adultos mais saudáveis e conscientes. Esse aprendizado irá contribuir para o desenvolvimento físico e criação de bons hábitos de saúde nas crianças, e ainda prevenir problemas recorrentes nas férias, como o aumento da incidência de infecções intestinais, diarreia, enjoos, vômitos e o surgimento de anemias e deficiências vitamínicas e minerais”, orienta.

Outro comportamento bastante recorrente nas férias, é a ingestão exagerada e sem controle de alimentos pobres em nutrientes e ricos em sódio, açúcares e gorduras. “Muitas vezes ao longo dessa temporada de recesso escolar, as crianças substituem as refeições tradicionais do cotidiano por comidas rápidas e com altos níveis de processamento, artificialidade e conservação. Tais alimentos são de grande perigo para pessoas dessa faixa etária, pois, além de sobrecarregarem o organismo de dopamina e causar a dependência, também podem influenciar negativamente no desenvolvimento do sistema endócrino e a longo prazo provocar o surgimento de um quadro de obesidade”, comenta.

Segundo Tarciana, para cuidar da alimentação infantil no período de férias é imprescindível ter organização e criatividade. “Ao oferecer alternativas de pratos variados e bem coloridos, permitindo que as crianças participem da preparação e combinações dos alimentos, – mas claro, sempre com a aplicação de limites –, os pais podem transformar a hora da refeição em algo divertido, interessante e prazeroso”, acentua.

Algumas dicas importantes de alimentação para crianças nestas férias é a ingestão de cereais, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, pois, isso pode ajudar no processo de saciedade e fornecimento de nutrientes e energia para o corpo. Ainda é fundamental dar preferência ao consumo de preparações e lanches caseiros. “Para que as crianças desenvolvam o gosto por todas as classes de alimentos, é preciso que os pais sempre introduzam novos sabores aos pratos dos pequenos. Esse tipo de atitude vai contribuir diretamente para a introdução de verduras e legumes na alimentação”, aconselha.

O consumo de água é essencial em todas as épocas do ano, mas no verão com as altas temperaturas, essa necessidade se torna ainda maior, sendo recomendado o consumo mínimo de 1,5 a dois litros por dia. “A hidratação do corpo também pode ser mantida com a água de coco e sucos naturais, mas sem o uso exagerado do açúcar”, recomenda.

A nutricionista alerta que a ingestão de doces e salgadinhos por parte das crianças nesta época de férias deve se evitar. “Com isso, é indicado que os pais limitem o acesso e controlem o consumo destes tipos de alimentos, os oferecendo em poucas porções. No entanto, algumas substituições saudáveis podem ser feitas. Doces gelados à base de fruta, biscoitos integrais, sanduíches naturais, geleias naturais, picolés de frutas, oleaginosas e frutas secas, podem ser ótimas opções para refrescar e servir como suporte entre as refeições clássicas”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar