Brasil,

Entidades se unem para criar novas oportunidades no mundo do trabalho para jovens entre 14 e 24 anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cleide Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Fórum da Juventude pela Educação propõe melhorias nos programas de estágio e aprendizagem e defende criação de vagas qualificadas

Em 2021 a taxa de desocupação dos jovens de 14 a 17 anos chegou a 46,3%, contra 24,8% em 2012. Dentro da faixa etária entre 18 a 24 anos a taxa pulou de 16,4% para 31% no mesmo período. Além do desemprego, jovens e adolescentes enfrentam as altas exigências do mundo do trabalho e a precarização das oportunidades disponíveis.

Neste cenário, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, o Instituto Ayrton Senna, o Instituto Coca-Cola Brasil, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) e a Academia Paulista de Educação (APE) se uniram em prol da defesa e melhorias dos programas de aprendizagem e estágio, criação de vagas qualificadas, e ainda apontam oportunidades dentro do novo Ensino Médio.

A partir desta aliança, surge o Fórum da Juventude pela Educação, composto por estas seis entidades privadas sem fins lucrativos, reunidas para intercambiar experiências e conhecimentos com a finalidade de identificar e estabelecer estratégias comuns visando aperfeiçoar a transição entre escola e mundo do trabalho.

Dentre os principais problemas que as organizações dessa iniciativa buscam abordar, estão:

-dificuldades existentes na integração escola-trabalho, tanto em termos de incorporação dos estudantes ao mundo do trabalho, quanto em termos da necessidade de permanente atualização dos currículos escolares em decorrência das inovações e mudanças na estrutura do mundo do trabalho;

-baixa oferta de oportunidades de aprendizagem e estágio vis a vis o número de jovens de 14 a 24 anos;

-baixa qualidade do ensino evidenciada nos resultados das avaliações nacionais e internacionais, no desinteresse dos jovens que abandonam a escola antes de finalizar o ciclo básico e falta de currículos escolares mais dinâmicos e inovadores;

-existência de desigualdades verificadas nas estatísticas educacionais e do trabalho, com efeitos negativos na economia e qualidade de vida.

Neste contexto, foi criado um documento, que é o primeiro passo no processo de construção de uma iniciativa conjunta que parte dos esforços históricos de cada organização nos terrenos da educação e do trabalho e em ações que visam influenciar o processo de definição das políticas públicas.

Vale lembrar que estas organizações reunidas compartilham a visão de que é necessário trabalhar com foco nos jovens em situação de maior vulnerabilidade e defesa da preservação dos direitos hoje garantidos por lei, assim como desenvolver ações que melhorem as condições de contexto existentes para uma integração escola-trabalho qualificada e bem-sucedida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar