Oferta de vagas para pessoas com deficiência cai cerca de 58% em 2020
Total de oportunidades em 2020 foi de 2.222 em comparação a 5.403 em 2019
Houve diminuição de 58% na oferta de vagas para pessoas com deficiência em 2020, de acordo com levantamento do Banco Nacional de Empregos - BNE e da plataforma de admissão digital Lugarh. Em 2018, o site de empregos oferecia 5.558 vagas, em 2019 foram 5.403 e, no ano passado, o total foi de 2.222. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil foi de 14,3% no último trimestre de 2020, atingindo 14,1 milhões de brasileiros. Para as pessoas com deficiência, o cenário de desemprego não foi diferente.
Em 2019, o crescimento foi de 7,5% entre as pessoas com deficiência contratados, conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A pandemia foi responsável por essa menor oferta de vagas, segundo o CEO do BNE, Marcelo de abreu. "Vivemos um ano atípico, que infelizmente comprometeu boa parte da população. Para as pessoas com deficiência, a expectativa é que este ano as vagas comecem a aparecer novamente devido às empresas estarem mais confiantes para investir. Além disso, as vagas home office devem se tornar tendência mesmo após a pandemia", explica.
O mês de abril e maio deste ano foram os menores desde 2018 na oferta de vagas para pessoas com deficiência, sendo 40 e 70 oportunidades, respectivamente. "Apesar de serem meses mais fracos para contratações, o dado demonstra que a queda se iniciou no mesmo período da pandemia. Em agosto, mês que simbolizou a retomada das atividades econômicas juntamente com a redução de número de casos da Covid-19, as vagas começaram a subir, chegando a 329 em agosto e 218 em setembro", explica Marcelo.
De acordo com Abreu, é natural que os últimos seis meses de 2020 tenham ampliado a movimentação de empregos, tanto por parte das companhias quanto dos candidatos. "Apesar da crise no mercado de trabalho em 2020 ainda resistir em razão da pandemia, a busca por vagas e empresas contratando deve aumentar. Dessa forma, as pessoas com deficiência podem ficar otimistas e com os currículos atualizados para quando as oportunidades surgirem", finaliza.
BNE - Banco Nacional de Empregos
Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário