A campanha Prazeres da Europa | Queijos da França está de volta à São Paulo Restaurant Week

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisneila Souto
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Tábua de Queijos Franceses (Foto: Divulgação) Tábua de Queijos Franceses (Foto: Divulgação)

As tábuas compostas pelos verdadeiros queijos europeus de origem francesa dão um toque especial aos menus de diferentes casas da capital paulista

A campanha Prazeres da Europa | Queijos da França, responsável pela promoção dos queijos europeus de origem francesa importados pelo Brasil, está de volta à São Paulo Restaurant Week, um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina. Além de movimentar o setor, o evento fomenta a cultura gastronômica do país e, entre os dias 17 de outubro e 17 de novembro, restaurantes paulistanos de diversos estilos de culinária oferecem menus exclusivos aos seus clientes por um preço especial.

Para a 32ª edição na capital paulista, o tema “Diversidade Culinária Regional” resgata a riqueza e a autenticidade da culinária brasileira, onde os participantes têm liberdade para inovar e reinterpretar pratos tradicionais através de novas releituras. A campanha Prazeres da Europa | Queijos da França selecionou as melhores casas da cidade para oferecerem aos consumidores do menu do festival charmosas tábuas de degustação compostas por autênticos queijos franceses, para serem servidos como primeira etapa do menu da São Paulo Restaurant Week.

A distribuição dos queijos segue a tradição francesa trazendo os ingredientes em número ímpar: para uma ou duas pessoas, três tipos de queijos; três a quatro pessoas, cinco tipos de queijos; e a partir de cinco pessoas, sete tipos de queijos. É um ritual pensado para unir o conceito da refeição gastronômica à francesa, que é considerada como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco, à Restaurant Week. O repas gastronomique (expressão francesa que significa “refeição gourmet”) é uma tradição culinária criada para celebrar os momentos mais importantes na vida de indivíduos e grupos, que enfatiza o prazer de estar junto, o prazer do sabor, da harmonia entre os seres humanos e os produtos da natureza. Uma forma de sociabilidade que envolve regras e hábitos de degustação.

Aude Torlach, chefe de projetos de marketing e comunicação do CNIEL (Centro Nacional Interprofissional para a Economia Leiteira), órgão responsável pela campanha, que é cofinanciada pela União Europeia, explica: “Em nosso terceiro ano de ações no Brasil, a campanha Prazeres da Europa | Queijos da França patrocina novamente a Restaurant Week em algumas das maiores cidades do país, como São Paulo, Florianópolis e Curitiba. Desta vez, a experiência do consumidor passará pela degustação dos queijos europeus de origem francesa in natura, em tábuas de aperitivo. É uma excelente chance para conhecer sabores mundialmente famosos por suas peculiaridades culturais, tradicionais e históricas, resultantes de receitas milenares que deram fama para autênticas preciosidades francesas encontradas Brasil como o Brie, o Camembert, o Emmental, o intenso azul Bleu d’Auvergne ou o inusitado Mimolette, entre outros”.

Sobre a Campanha Prazeres da Europa | Queijos da França

A campanha tem como objetivo divulgar e promover os queijos da União Europeia e, sobretudo, da França. Mercadorias da mais alta qualidade, produzidas de forma tradicional, que utilizam o savoir-faire e técnicas ancestrais, a partir das melhores matérias-primas.

Campanha cofinanciada pela União Europeia. As opiniões aqui expressas são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia nem da France AgriMer. Nem a União Europeia tampouco a autoridade concedente poderá ser responsabilizada por elas.

Quem somos nós?

O Centro Nacional Interprofissional para a Economia Leiteira (CNIEL) é uma organização francesa sem fins lucrativos dirigida por quatro federações que representam toda a cadeia produtiva do setor leiteiro da França: a Federação Nacional dos Produtores de Leite, a Federação Nacional das Cooperativas de Lacticínios, a Federação Nacional das Indústrias de Lacticínios e a Federação de Comércio e Distribuição.