Brasil,

Colômbia busca liderança em Turismo Sustentável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Meg Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Colômbia busca liderança em Turismo Sustentável

Com modernização da legislação e diversas iniciativas, destino tem potencial para liderar transformação na região

Na Colômbia, o Turismo Sustentável é uma política pública. Em dezembro de 2020 foi instituída uma política para conservar e proteger o patrimônio natural e cultural do país com um turismo responsável. O eixo principal da Lei Geral do Turismo é justamente a sustentabilidade. Nela, a Colômbia reconhece formalmente que a proteção do meio ambiente e das comunidades locais é essencial para a recuperação da indústria de viagens após a pandemia.

Para a Colômbia, o Turismo é o “novo petróleo” e, por isso, a ProColombia – órgão oficial de promoção do destino - promove o país como um destino seguro, confiável, sustentável e de qualidade. “Alinhados a esse propósito, na ProColombia buscamos atrair viajantes estrangeiros que sejam responsáveis ​​pelas atividades realizadas no país e, além disso, estejam atentos aos destinos, já que o desenvolvimento das comunidades e o meio ambiente depende da sua visita”, afirma Flavia Santoro, presidente da ProColombia.

Alguns fatores reforçam a vocação da Colômbia para o Turismo Sustentável. O País tem uma grande riqueza natural, sendo o segundo país com a maior biodiversidade do planeta. Está entre os 12 países do mundo que desenvolveram uma política pública para promover a sustentabilidade. Além disso, é membro fundador da The Future of Tourism Coalition em 2020, juntando-se a organizações como Green Destinations, Tourism Cares e The Travel Foundation.

“O governo colombiano se mantém firme na conquista de uma estratégia de sustentabilidade de longo prazo no Turismo”, explica Flavia Santoro, presidente da ProColombia. “Por isso, no final de 2020, o Ministério de Comércio, Indústria e Turismo realizou dois projetos chave para promover as melhores práticas para conservar e proteger o patrimônio natural e cultural da Colômbia através de um turismo responsável”, complementou.

Uma delas é a própria Lei Geral do Turismo. Outra é a iniciativa conhecida como Política de Turismo Sustentável, que visa gerar projetos de conservação e proteção dos atrativos turísticos naturais.

De acordo com a ProColombia, isso responde à necessidade de criar mecanismos para fortalecer a sustentabilidade da cadeia de valor do turismo na Colômbia com o objetivo de melhorar sua competitividade, garantir a conservação e o uso responsável dos recursos naturais, além de gerar valor agregado e diferenciação para o país através de seis etapas específicas: informação, governança, investimento e inovação, oferta, demanda responsável e posicionamento.

As tendências pós-pandemia indicam que é cada vez maior a procura por experiências de natureza e cultura que realmente conectem o visitante ao destino. Outro dado importante é a preferência por lugares ao ar livre, longe das multidões. A diversidade cultural do país é também um dos fatores que favorecem este posicionamento. A Colômbia é conhecida como país dos 1.000 ritmos.

Outra iniciativa da ProColombia para desenvolver o Turismo Sustentável é um guia com 25 práticas para o turista responsável. Entre as recomendações, estão consumir produtos locais; cuidar da natureza; valorizar a biodiversidade; preservar o patrimônio cultural; respeitar os costumes locais; e reciclar e reaproveitar.

Sobre a ProColombia: Como parte do Governo e do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, a ProColombia trabalha para promover o país como sendo um destino líder para o investimento estrangeiro direto, para o turismo internacional e como um fornecedor de patamar mundial de exportações não mineradoras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar