Brasil,

Queijos europeus para o inverno – uma excelente pedida para a estação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Lúcia Severo
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Queijos europeus para o inverno – uma excelente pedida para a estação

Amado desde os tempos dos Sumérios, o queijo, esse ingrediente repleto de vitaminas, conta com harmonizações que vão muito além dos vinhos

Alimento milenar, rico em gorduras e de fácil transporte, os queijos europeus são uma ótima pedida para o inverno e caem muito bem como ingredientes de diversos pratos, desde os doces até os salgados. Além disso, as diferentes propriedades nutricionais que o ingrediente carrega beneficiam nossa dieta diária e nos ajuda a enfrentar estes dias gélidos com muito mais graça e sabor.

Dentre todas estas propriedades, vale destacar que os queijos são forte fonte de proteínas, aminoácidos, cálcio e gorduras naturais de alta qualidade. Eles também possuem quantidade significativa de gorduras ômega-3, nutriente importante para a constituição e fluidez das membranas cerebrais, redução da pressão sanguínea, ação anti-inflamatória e são bons até mesmo para a saúde dos olhos.

Entre os queijos ricos em tais propriedades vale ressaltar o francês Mimolette, que é repleto de gorduras boas, proteínas (que ajudam na perda de peso e no controle de apetite) e vitaminas. O também francês Bleu d´Auvergne é outra variedade de queijo interessante, que possui um aroma herbáceo persistente devido à qualidade do leite das vacas da região (que se alimentam de ervas repletas de flores), e é abundante em cálcio, fósforo, vitamina A, vitaminas B2, B12, zinco e ômega 3.

Já o famoso Brie francês contém proteínas, riboflavina e muita vitamina B12, que promove pele e visão saudáveis. Estes dois nutrientes desempenham um papel fundamental na produção de energia do corpo humano. Além disso, o Brie também é uma grande fonte de cálcio, importante para o desenvolvimento ósseo.

Dentre tantos usos para um ingrediente tão versátil, selecionamos a receita “Batatas Gratinadas com Queijo Brie” diretamente do site francês Marmiton para aquecer suas refeições da estação.

BATATAS GRATINADAS COM QUEIJO BRIE

Tempo de preparo: 1h40
Dificuldade: Muito fácil

Ingredientes:
4 dentes de alho
1 kg de batata
100 g de manteiga
Noz-moscada
Pimenta-do-reino
Sal
350 g de queijo Brie
1 pote pequeno de creme de leite fresco

Modo de Preparo
Preparo: 1 hora
Cozimento: 40 minutos

Corte os dentes de alho.
Derreta a manteiga em uma panela, adicione o alho e 100 g de queijo Brie.
Mexa e adicione o creme de leite fresco. Continuar a mexer e abaixe para fogo brando.
Descasque as batatas, corte em fatias e adicione a mistura de manteiga - Brie - creme na frigideira. Deixe ferver em fogo brando durante alguns minutos.
Retire a panela do fogo, transfira seu conteúdo para a assadeira e adicione sal.
Corte o resto do queijo Brie e coloque-o por cima.
Polvilhe o gratinado com noz-moscada e pimenta-do-reino moídas na hora e leve para assar no forno preaquecido a 180°C durante 30 a 40 minutos. Fique de olho no gratinado para não queimar e sirva como acompanhamento ou mesmo como prato principal. Bon appétit !

Sobre a Campanha Prazeres da Europa | Queijos da França

A campanha tem como objetivo divulgar e promover os queijos da União Europeia e, sobretudo, da França. Mercadorias da mais alta qualidade, produzidas de forma tradicional, que utilizam o savoir-faire e técnicas ancestrais, a partir das melhores matérias-primas.

Campanha cofinanciada pela União Europeia. As opiniões aqui expressas são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia nem da France AgriMer. Nem a União Europeia tampouco a autoridade concedente poderá ser responsabilizada por elas.

Quem somos nós?

O Centro Nacional Interprofissional para a Economia Leiteira (CNIEL) é uma organização francesa sem fins lucrativos dirigida por quatro federações que representam toda a cadeia produtiva do setor leiteiro da França: a Federação Nacional dos Produtores de Leite, a Federação Nacional das Cooperativas de Lacticínios, a Federação Nacional das Indústrias de Lacticínios e a Federação de Comércio e Distribuição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo