Dia do Imigrante Italiano: aprenda como preparar um risoto perfeito
Celebrado em 21 de fevereiro, a Tirolez ainda ensina três receitas para encantar o pessoal de casa!
O Brasil é constituído por uma pluralidade de culturas. Uma das imigrações mais significativas para o nosso país foi a dos italianos, que atravessaram o oceano em busca de novas oportunidades com a expansão da produção cafeeira na década de 1870. Desde então, essa população ensinou seus costumes e transformou o nosso estilo de vida.
Uma das maiores influências dos italianos em nossa sociedade está relacionada à gastronomia. A pizza do fim de semana para dividir com os amigos, os irresistíveis panetones no Natal, a macarronada da vovó, até o consumo e a fabricação de queijos, como gorgonzola, parmesão, provolone e mussarela, são algumas das heranças deixadas por eles que até hoje estão presentes em nosso cotidiano.
Outro prato muito apreciado por aqui é o risoto, um arroz cremoso que pode levar diferentes ingredientes, proporcionando uma experiência de sabor único. Apesar do modo de preparo simples, existem alguns segredos para conseguir um risoto perfeito. Por isso, Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, esclarece algumas dúvidas para não errar mais. Veja abaixo:
A panela ideal
Não há a necessidade de uma panela grande, mas sim funda e grossa para que o arroz cozinhe gradualmente;
Atenção ao fogo
O fogo médio é ideal para que o arroz cozinhe no tempo certo, sem queimar qualquer ingrediente. Assim, você consegue controlar a temperatura;
Escolha o arroz
Você pode optar pelo arroz arbóreo, o carnoroli ou o vialone nano. A diferença entre eles está no formato e, principalmente, na quantidade do amilose. A primeira opção é a menos cremosa, e a última, a mais cremosa;
Como manusear o caldo
O caldo pode ser de diferentes sabores, mas independente da escolha, precisa estar quentinho antes de acrescentar na panela para não interromper o cozimento dos ingredientes. Utilize uma concha para manuseá-lo, incluindo aos poucos na panela para que o arroz não fique imerso no líquido. Repita o processo antes de secar todo o caldo do arroz, mexendo delicadamente. Faça isso até que o arroz fique cremoso;
Finalize o seu risoto
Ao final, mexa constantemente para não grudar. Inclua o queijo ou a manteiga para finalizar e sirva seus convidados em seguida.
Agora que você sabe como fazer um risoto corretamente, inspire-se nas três receitas Tirolez em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano, em 21 de fevereiro. Veja abaixo como fazer o Risoto de Gorgonzola Tirolez com Pera e Nozes, Risoto de Abóbora com Carne-Seca e Queijo Coalho e o Risoto de Gorgonzola e Alho-Poró.
Buon appetito!
Risoto de Gorgonzola Tirolez com Pera e Nozes
Ingredientes:
320 g de arroz arbóreo (mais ou menos 1 xícara de café de arroz por pessoa)
½ cebola picada
4 dentes de alho
100 ml de azeite extra virgem
80 g de Manteiga Sem Sal Tirolez
160 ml de vinho branco seco
2,5 litros de caldo de legumes
100 g de Queijo Gorgonzola Tirolez
½ pera em cubos
2 colheres de sopa de nozes picada
Sal e pimenta a gosto
Para o Caldo de Legumes:
Para um bom caldo de legumes é preciso usar todos os legumes e temperos que você tiver em sua geladeira. Como essa receita vai muito de gosto pessoal, quanto mais legumes mais saborosos ficará o seu caldo.
Modo de Preparo:
- Prepare o caldo de legumes. Em uma panela grande com bastante água acrescente todos os legumes e temperos, deixando ferver por 20 ou 30 minutos. Após este tempo coe e destarte os ingredientes deixando apenas o caldo de legumes. Deixe o caldo bem quente durante o preparo do risoto.
- Em uma panela grande e que você possa servir o risoto, aqueça o azeite e metade da Manteiga Tirolez. Refogue a cebola e em seguida, acrescente o arroz – mexa bem para envolver toda a Manteiga Tirolez nos grãos.
- Acrescente o vinho e deixe-o secar por completo. Assim que secar, vá acrescentando o caldo aos poucos (2 em 2 conchas) e mexendo sem parar.
- Quando o caldo estiver na metade, comece a provar para ver se está no ponto, o ideal é ficar um pouco ao dente para que ele finalize o cozimento no processo final.
- Desligue o fogo, acrescente o queijo amassado, a pera, as nozes 1 concha de caldo e a manteiga final. Tampe e deixe descansando por 3 minutos, antes de servir misture bem.
Dicas da Chef:
Deixe o seu caldo bem saboroso, pois ele é base do seu risoto.
Reaproveite os legumes usados para o caldo para fazer uma deliciosa sopa, por exemplo.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
Risoto de Abóbora com Carne-Seca e Queijo Coalho
Receita de @Panelaterapia em parceria com a Tirolez
Ingredientes:
2 unidades de queijo Coalho Tirolez
1 colher (sopa) de Manteiga com Sal Tirolez
1 colher (sopa) de azeite
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de abóbora japonesa
2/3 xícara (chá) de carne-seca desfiada
1 xícara (chá) de arroz para risoto
3 xícaras (chá) de caldo de legumes (aproximadamente)
½ xícara (chá) de queijo Parmesão Tirolez
Sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo:
- Corte o queijo coalho em cubos, grelhe em uma frigideira antiaderente e reserve.
- Em uma panela, aqueça a manteiga e o azeite, e refogue a cebola. Quando murchar, junte o alho. Em seguida, acrescente a abóbora e a carne-seca. Misture o arroz para risoto e adicione uma concha de caldo de legumes. Mexa até quase secar. Aos poucos, vá adicionando caldo e mexendo até que o arroz esteja cozido.
- Finalize com o parmesão, acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino e cheiro-verde.
Risoto de Gorgonzola e Alho-Poró
Ingredientes:
½ embalagem de Manteiga sem Sal Tirolez (100 g)
1 alho-poró grande em fatias (250 g)
1 cebola média picada (150 g)
1 dente de alho picado (5 g)
5 xícaras (chá) de caldo de legumes (1 L)
1 ½ xícara (chá) de arroz tipo carnaroli (225 g)
1 colher (chá) de sal (4 g)
50 g de Queijo Gorgonzola Tirolez picado
10 tomates-cereja cortados ao meio (150 g)
½ xícara (chá) de Queijo Parmesão Tirolez ralado (55 g)
Modo de Preparo:
- Em uma panela média, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e refogue o alho-poró, retire e reserve. Na mesma panela, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e refogue a cebola e o alho. Adicione o arroz e refogue-o até que fique bem quente.
- Acrescente 3 xícaras (chá) de caldo de legumes e o sal e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo constantemente. Vá acrescentando caldo aos poucos, conforme necessário, de modo que o arroz fique sempre coberto por caldo, mas sem excesso. Cozinhe, mexendo a cada 2 minutos, por mais dez minutos, ou até que os grãos estejam al dente (cozidos por fora, mas com o miolo levemente resistente) e a mistura, cremosa, mas não muito líquida.
- Apague o fogo e adicione o alho-poró, o restante da manteiga e o queijo gorgonzola, mexendo tudo até que o queijo e a manteiga estejam totalmente dissolvidos. Se necessário, ajuste o sal. Sirva decorando com os tomates e com um pouco do parmesão ralado polvilhado por cima.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 5 porções
Saiba mais curtindo as redes sociais da marca ou acesse o site www.tirolez.com.br
Sobre a Tirolez
Fundada há 39 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).
Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>