Unielectra no mercado das renováveis para impulsionar exportação brasileira

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MC Comunicação Rio
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Negócios que deverão alcançar US$ 1 milhão em 2024 tem CEO brasileira à frente

A Unielectra está impulsionando o setor de energia renovável do Brasil com a entrada de empresas no mercado dos Estados Unidos. À frente desta expansão no mercado americano está a CEO Maria Mateus, também coordenadora da Câmara de Negócios Internacionais da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

- Apesar de ser o maior mercado de renováveis, os Estados Unidos têm dificuldades de expandir suas metas por energias limpas por falta de empresas especializadas. Percebemos essa demanda e criamos a Unielectra para ser uma via de mão dupla entre Brasil e Estados Unidos, onde a Unielectra auxiliará as empresas na obtenção de licenças e autorizações para exportação de produtos e serviços de energias renováveis -, ressalta a CEO, Maria Mateus.

Por meio desta expansão, será possível diversificar os negócios, atingir novos mercados, e alcançar competitividade a nível global, para além das fronteiras do Brasil, quando as Indústrias de renováveis dos EUA deverão se unir por meta de participação majoritária na matriz energética até 2030. Dessa forma, as associações dos setores eólico, solar, hídrico e de armazenamento de energia realizam acordos de colaboração para atingir uma meta que represente mais da metade da matriz energética daquele país até 2030.

Empreendedorismo brasileiro abre caminhos para energias limpas

Com sede em Minas Gerais e consultores em Miami, estações de trabalho em São Francisco, a Unielectra é o resultado do empreendedorismo da brasileira, Maria Mateus em parceria com a ABGD e apoio da APEX – Brasil. Ela destaca que o plano para 2024 é o de internacionalizar 15 empresas nacionais. “O volume das transações comerciais deverá alcançar US$ 1 milhão com os novos negócios”. A Waya Solution, empresa de projetos elétricos do interior de Pernambuco, contou com a consultoria da Unielectra e se especializou em energias renováveis no Brasil e nos Estados Unidos. Trata-se de um exemplo de consultoria que deu certo e está na rota de expansão.

Troca de tecnologia e novas oportunidades de negócios

Além de auxiliar as empresas na obtenção de licenças e autorizações para exportação de produtos e serviços de energias renováveis, a Unielectra viabiliza a troca de tecnologias, empregos, e novas oportunidades de negócios. Atende por demandas de projetos nas áreas de geração solar, eólica, hídrica, biomassa, e novas formas de produção de energias renováveis que possam mitigar os efeitos das emissões de poluentes na atmosfera. Desse modo, proporciona oportunidade e direcionamento para expansão de empresas brasileiras que buscam gerar e estender operações para os Estados Unidos no mercado das renováveis.

Em 2022, ações conjuntas entre APEX-Brasil e ABGD alavancaram US$ 10 bilhões em exportações de produtos e serviços do setor elétrico brasileiro, aumento de 15% se comparado com o ano anterior. As parcerias, agora com a constituição da Unielectra, contribuem para desenvolvimento e democratização do setor elétrico brasileiro. “Através da cooperação entre instituições e da consultoria da Unielectra, as empresas brasileiras do setor elétrico podem contar com um apoio mais robusto para a internacionalização de seus negócios”, finaliza a CEO da Unielectra.

Ações da Unielectra para orientação de mercado

Ferramentas de acesso à mercado;

Práticas comerciais locais;

Contatos de compradores, distribuidores, representantes e varejistas associações do setor;

Canais de distribuição;

Apoio na internacionalização de escritório virtual;

Atração de investimentos;

Prestadores de serviços especializados.