Novo olhar do consumidor na pandemia leva mercado imobiliário a se reinventar
Tecnologia, conforto e bem-estar passaram a ser os maiores atrativos para os compradores que passaram a ficar mais tempo em casa por causa da Covid-19
A pandemia da Covid-19 foi responsável por inúmeras mudanças radicais na forma em que as pessoas percebem os espaços em que estão, tanto pelo tempo maior em casa, quanto pela necessidade de adequações na rotina para garantir a devida proteção contra o coronavírus. O mercado imobiliário sentiu fortemente essa mudança. Em poucos meses, o comportamento do consumidor mudou e agora espaços maiores e com mais conforto se tornaram a vedete da habitação.
A mudança nas necessidades do consumidor contribuiu até para que as vendas de imóveis fossem alavancadas. Apesar da crise econômica provocada pelo novo coronavírus, o número de vendas de imóveis aumentou nos últimos meses. De acordo com levantamento da Brain Inteligência Estratégica, das pessoas que pensavam em comprar um imóvel, 22% efetivaram a compra em junho, seis pontos percentuais superior a março. Mais uma boa notícia deve continuar mantendo as vendas em alta, a nova queda na taxa básica de juros para somente 2% ao ano. Empresas já buscam adaptar seus projetos e criar facilidades para suprir as necessidades de imóveis maiores e adaptáveis às necessidades.
O gerente comercial da Consciente Construtora e Incorporadora, Felipe Melazzo, percebeu que as pessoas têm buscado cada vez mais espaços maiores e mais confortáveis para viver. "A pandemia deixou as pessoas mais em casa e, com isso, elas viram a necessidade de ter um espaço maior para morar, já que elas também passaram a trabalhar em casa", destaca o gerente comercial. A empresa, que já investia no desenvolvimento de projetos para moradia mais confortáveis e amplos, aumentou suas vendas em quatro vezes no início de agosto em comparação com todo o mês de junho. Um exemplo é o empreendimento Gaia Consciente Home, no Setor Bueno, que oferece sacadas e ampla área de serviços.
Casa como protagonista
O arquiteto e urbanista, especialista em Novo Urbanismo, Guilherme Takeda, concorda que as pessoas passaram a olhar de uma maneira diferente para a própria casa durante o período de pandemia. "Alguns comportamentos devem se manter mesmo após a pandemia. Uma questão, que sem dúvida deve continuar, é a utilização da tecnologia para o trabalho remoto em casa. Vamos completar quase um ano de trabalho remoto e isso vai criar um comportamento de não precisar se deslocar para resolver alguns problemas", destaca Takeda. Para ele, as novas tendências do mercado imobiliário devem surgir para atender o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.
Para o arquiteto, os imóveis devem assumir uma concepção mais autônoma, já que passamos a fazer a maioria de nossas atividades dentro dos imóveis. "Os espaços das casas vão precisar ter locais multiuso, não só para o trabalho, mas também de trabalhos escolares das crianças e dos adolescentes. A multiplicidade de funções dos cômodos das casas devem ser repensadas, como a sala de jantar, que tinha o intuito único de ser voltado para refeições, mas que se tornaram também escritórios e locais de estudo", detalha Takeda.
Takeda acredita que essas mudanças fizeram com que os incorporadores buscassem se informar sobre outras áreas que até então eram desconsideradas, como a de comportamento humano. "Essa área já tem se desenvolvido muito, como no varejo, e a questão de discutir os gatilhos mentais e as tendências de comportamento já é recorrente em diversas áreas da economia", explica. "Os incorporadores viram que não basta apenas passar informações técnicas sobre os empreendimentos, mas também razões emocionais para atingir esse objetivo", completa.
Digital
Outra inovação que chega para facilitar a construção de casas que se adaptem perfeitamente às novas necessidades estimuladas pela pandemia é a InstaCasa, a plataforma foi lançada em Goiânia em agosto. Trata-se de uma construtech criada em 2017, em São Paulo, e que desenvolve e oferecer projetos arquitetônicos para casas e sobrados aos consumidores que adquirirem um terreno em alguns loteamentos comercializados pela Tropical Urbanismo e Incorporação. Inicialmente, a parceira valerá para dois empreendimentos da região metropolitana, o loteamento Jardim Europa e o condomínio fechado Parque das Acácias. Quem adquire o lote, recebe o projeto que escolher sem custo adicional. O investimento é feito pela urbanizadora.
Para usar e obter seu projeto, basta o consumidor acessar a plataforma e definir os filtros para o projeto ideal, como o número de dormitórios, área construída e estilo. “Com essa iniciativa, vamos contribuir para que as residências sejam construídas de acordo com a necessidade de cada família e com as novas tendências, aumentando assim a satisfação e o bem-estar do morador”, destaca o diretor da Tropical Urbanismo, Leandro Daher.
Na plataforma, o futuro morador consegue ver o projeto de sua casa em 3D e ter uma noção de como ficará seu imóvel. Ela também informa o custo estimado para a execução de cada projeto, calculado segundo o Custo Unitário Básico da construção (CUB) de cada estado.
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