Teste de recuperabilidade dos ativos em tempos de COVID-19
Os impactos ocasionados pelo novo coronavírus junto com as medidas de contenção para retardar sua disseminação fortalecem as incertezas de empresários em diversos setores. A desaceleração econômica já é evidente.
Com o advento da COVID-19, existe a expectativa de muitas empresas terem que reconhecer perdas pela desvalorização dos ativos nas demonstrações financeiras do exercício. Para mensurar estes valores, deverão realizar o que chamamos tecnicamente de teste de recuperabilidade dos ativos.
O que é o Teste de recuperabilidade ou Impairment Test?
Desde a publicação da lei 11.638/07 e o pronunciamento " CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável dos A tivos ", as entidades devem aplicar anualmente o teste de recuperabilidade para garantir que o valor contábil registrado não exceda os valores de recuperação. Caso o valor contábil exceda o valor recuperável, esse montante deverá ser reconhecido como perda por desvalorização.
Para as empresas que divulgam as demonstrações intermediárias, caso tenham indicadores dessa desvalorização, poderá ser necessário realizar o Teste de Impairment já para o fechamento do primeiro trimestre, cuja entrega foi adiada para julho, pela Medida Provisória .
Como mensurar o valor recuperável?
O valor recuperável pode ser determinado através do Valor Justo líquido de despesa de venda ou pelo Valor em Uso.
A metodologia do valor em uso é realizada através da projeção de fluxos de caixa futuros esperados para um ativo ou unidade geradora de caixa, trazidos a valor presente aplicando uma taxa de desconto .
O método do Valor Justo líquido de despesa de venda é realizado pela avaliação do ativo, determinando o valor pelo qual o ativo poderá ser negociado - valor de mercado - por partes interessadas e deduzidas as despesas para comercialização, como comissões, fretes e desmonte.
Para realizar o Teste de Impairment, dentre os dois métodos utilizados, devemos utilizar o maior valor mensurado como valor recuperável .
A entidade pode optar por um dos métodos para realizar o teste. No atual cenário, pode ser necessário realizar a mensuração do valor recuperável pelos dois métodos.
Vale ressaltar que a escolha do método de mensuração do valor recuperável em tempos de crise pode ter impacto relevante no resultado do Teste de Impairment .
Teste de recuperabilidade do ativo imobilizado .
Ainda é incerto dizer o quanto a pandemia afetará os resultados das empresas a ponto de ser necessário reduzir o valor dos ativos imobilizados.
Para empresas que o valor do imobilizado é relevante, normalmente é mais indicado realizar o Teste de Recuperabilidade pelo método de Valor Justo líquido de despesa de venda, pois os ativos são para uso a longo prazo e mesmo com uma economia estagnada momentaneamente, o valor dos ativos, como máquinas e equipamentos, por exemplo, não deverá desvalorizar tanto quanto o valor mensurado pelas projeções de fluxo de caixa .
No entanto, uma análise das particularidades do negócio, da situação econômica e de seus ativos poderá dar o melhor direcionamento de qual o melhor método a ser utilizado.
Devo fazer o Teste de Impairment agora?
O teste de recuperabilidade sempre causa tensão, principalmente em épocas de retração da economia. Ainda existem muitas dúvidas por parte das empresas em como interpretar as normas, aplicar o teste e como contabilizar as perdas.
Da forma como iniciou o ano de 2020, é certo que a grande maioria não considerava ter que reconhecer perdas por desvalorização dos ativos em suas demonstrações financeiras .
Como sempre digo, cada empresa tem sua história. O momento é de atenção e análise crítica, com o cuidado para tomar as melhores decisões possíveis, num momento onde pairam as incertezas .
Fernando Prado de Mello. Diretor Executivo da Saraf Controle Patrimonial. Empresa associada ao Grupo Alliance
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário