Brasil,

Em um ano, número de Empresas Simples de Crédito cresceu oito vezes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Desde abril de 2019, quando foram criadas, número de ESC chega a mais de 650, segundo levantamento feito pelo Sebrae, que também traçou o perfil de seus proprietários

O número de Empresas Simples de Crédito (ESC) cresceu oito vezes em um ano. Esse é o dado revelado por um levantamento do Sebrae, que apontou ainda que essas instituições tendem a trabalhar mais com a Microempresa (ME) e com o Microempreendedor Individual (MEI). O levantamento mostrou também um aumento do número médio de operações, ao mesmo tempo em que caiu o valor médio dos empréstimos, de R$ 27 mil para R$ 23 mil. Conforme o levantamento, a principal vantagem apontada para as ESC é o fato de trabalharem com garantias reais, o que não acontecem com as factorings.

O levantamento do Sebrae identificou, no último dia 12 de maio, a existência de 658 empresas ESC no país, número oito vezes superior ao registrado em abril de 2019. A pesquisa apontou para um aumento do número médio de operações feitas por essas empresas, subindo de uma para 11, em média. Apesar disso, o prazo médio dos empréstimos se manteve praticamente inalterado, em 10 meses. A taxa de juros cobrada, que estava em torno de 3,9% ao mês, teve uma elevação para 4,7%, conforme a amostragem. O levantamento do Sebrae revelou também que as empresas, neste primeiro ano de criação, estão partindo para a modernização. Nesse contexto, subiu de 45% para 57% a proporção das ESC que utilizam sistemas informatizados na gestão e controle de suas operações.

"Podemos arriscar que o crescimento da ESC, diante deste cenário de crise sem precedentes, será ainda maior neste ano. A Empresa Simples de Crédito democratiza e facilita o acesso a financiamentos, tão essenciais para manter os pequenos negócios vivos durante a pandemia do coronavírus", analisa o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O trabalho feito pelo Sebrae também buscou traçar um perfil dos proprietários de ESC, mostrando que ¾ deles tiveram o contato inicial com o tema por meio da mídia ou já trabalhavam no ramo. A pesquisa identificou que passou de 66% para 86% a proporção de donos de Empresas Simples de Crédito que têm ou já tiveram outra atividade empresarial no ramo. Os entrevistados avaliaram que a principal vantagem da ESC é poder trabalhar com garantias reais; enquanto o principal obstáculo é a sua atuação limitada ao município e entorno, o que não ocorre com bancos e factoring. O levantamento mostrou também que, em cada 10 donos de ESC, cinco participaram de algum evento sobre o segmento em 2019 e nove têm interesse em fazer cursos ou palestras sobre o tema.

Hoje, a ação mais demandada pelo segmento é a criação de um sistema de gestão para ajudar a gerir essa nova modalidade de empresas. A pesquisa do Sebrae, feita via web, mostrou que passou de 51% para 57% a proporção de ESC que atuam como limitadas (Ltda).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar