Novos impostos sobre o consumo não solucionam déficit fiscal causado pelo coronavírus, diz professor
Gastos no combate à doença serão pagos em muitos anos e precisam de política econômica séria
Os gastos não previstos pelo governo para enfrentar o coronavírus vão aumentar o déficit fiscal. Novo imposto poderia ajudar a cobrir o rombo? Não na opinião do professor da FECAP e especialista em Contabilidade e Orçamento Público Aldomar Guimarães dos Santos.
"Não há como criar novos impostos, a menos que sejam os que a constituição já prevê, como para grandes fortunas ou maior cobrança de impostos sobre lucro. Qualquer imposto fora disso acabaria tendo efeito contrário, com redução da arrecadação, dada a diminuição da rotatividade econômica dos recursos causados pelo pagamento de mais impostos", opina.
Usar reservas do tesouro também não é uma saída. "Acho pouco provável que as reservas internacionais que o governo tem sejam usadas hoje, visto que servem como garantia de empréstimos, por exemplo. A redução de tributos indiretos sobre consumo, o que fomentaria a economia, e a cobrança de mais tributos para áreas menos produtivas, como a especulação financeira, podem ser opções", diz.
POLÍTICA ECONÔMICA SÉRIA
O gasto com o coronavírus será recomposto ou reposto ao longo de muitos anos e a volta à normalidade passa por investimento de longo prazo e política de Estado séria, sem os dissabores de influências de políticas de governos.
O Brasil já vinha de um cenário fiscal complicado, com reformas paradas ou aprovadas pela metade. Mas esse cenário, aliado ao coronavírus, não deve contribuir para o aprofundamento do rombo fiscal.
"Não acho que as reformas resolvam o problema, elas não trouxeram resultado e os investimentos que deveriam trazer a curto prazo. Todas foram com promessa de investimento de longo prazo. Temos que parar com a ideia de que o problema será resolvido em um governo. Acredito em política de Estado, não de Governo. É preciso clareza das regras do jogo. Reforma e mudanças a toda hora não trazem segurança", finaliza.
Sobre a FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário