Pesquisa sobre comportamento em época de pandemia revela alto consumo nos mercados físicos
Com a disseminação do novo Coronavírus, diversos são os relatos sobre as consequências no consumo. Por conta das recomendações das autoridades e organizações não governamentais, a estocagem de alimentos essenciais e não perecíveis cresce e tem movimentado a economia local, como pode ser visto na pesquisa abaixo.
Os números apresentados abaixo demonstram o comportamento do consumidor no cenário pandêmico atual, e são frutos do levantamento realizado pela plataforma ShopFully, fonte primária de informação para quem quer encontrar produtos, ofertas e novidades sobre estabelecimentos comerciais de forma geolocalizada.
A pesquisa, realizada com cerca de 3.279 consumidores de todos os estados do país, foi respondida 65% por mulheres e possuem em sua maioria entre 30 e 49 anos.
O levantamento foi dividido em duas frentes, aqueles que vêm comprando online (21%) e aqueles que mesmo com a determinação de isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde - OMS ainda estão indo às lojas físicas (79%) para fazer suas compras. De acordo com a pesquisa, os segmentos com maior consumo online foram Supermercados (71%) e Farmácias (14%).
Entre os mercados mais citados para compras online, temos: Extra, com quase 7% das intenções de consumo, Assaí e Carrefour, ambos com 5%, Atacadão, com 3% e Tenda, com 1,5%. Já os que estão indo até as lojas físicas, 95% estão indo apenas para mercados, dentre os preferidos estão Assaí com quase 10%, Atacadão (7%), Extra (4%), Supermercados BH (3%) e Carrefour (2%).
Segundo a pesquisa, as campanhas para ajudar pequenos e microempreendedores estão fazendo efeito, visto que 22% prefere consumir dos pequenos negócios de sua região e apenas 8% prioriza grandes varejistas. Mas o importante mesmo para o consumidor, é encontrar qualidade e preço (70%) em meio à crise.
Para os entrevistados tanto os que estão comprando pelos e-commerces, quanto nas lojas físicas, os produtos que eles mais têm tido dificuldade para encontrar são artigos como leite, álcool e álcool em gel, carnes, frutas e legumes.
Quando o assunto é valor, os resultados trazem expectativas positivas ao mercado: 58% dos entrevistados têm gastado online acima de R﹩150 por compra, enquanto 37% gastam entre 50 e 100 reais e 5% gasta menos de R﹩50.
Nas lojas físicas, 49% dos consumidores gastam acima de 150 reais e aproximadamente 36% afirmou gastar entre R﹩50,00 e R﹩150,00 e apenas 15% gasta menos de 50 reais nos mercados com suas compras.
Por fim, os consumidores falaram o que eles mais sentem falta em relação do seu relacionamento com as marcas: informação e empatia no atendimento foram os assuntos mais comentados, além de preços extremamente elevados, falta de produtos, problemas com as entregas das mercadorias e preços elevados dos fretes.
Sobre a ShopFully
ShopFully é a representante brasileira das operações da ShopFully International Group, empresa fundada em 2010 na Itália. Por ter mais de 350 mil estabelecimentos já mapeados e ser fonte primária de informação para quem quer descobrir produtos e ofertas, a ShopFully conhece profundamente os interesses dos consumidores e os acompanha durante toda a jornada de compra, do planejamento à aquisição, influenciando fortemente o fluxo de clientes nas lojas físicas.
Com sede localizada em São Paulo, a plataforma mobile líder em drive-to-store está presente em outros oito países, como Itália, Espanha, México, Estados Unidos, França, Austrália, Nova Zelândia e Indonésia. Os serviços da Shopfully estão disponíveis em todas as principais plataformas móveis (Android, iOS,) e nos sites dos respectivos países.
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