Brasil,

Capital Research divulga relatório sobre o impacto da quarentena nos principais shopping centers do País

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovana Iniesta
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Casa de análises analisa situação difícil dos centros comerciais que precisam fechar suas portas como medida de contenção ao coronavírus

O fechamento de shopping centers, recomendado primeiramente para e região metropolitana de São Paulo e, posteriormente, para outras cidades e estados do Brasil, é uma das medidas adotadas para prevenir a propagação do coronavírus no País. Acostumados a receber muito público aos finais de semana, alguns deles fecharam suas portas já na última sexta-feira (20), antecipando a determinação do Governo de São Paulo para que suspendessem as atividades a partir de hoje até o dia 30 de abril. O fato preocupa lojistas e funcionários dos centros comerciais, bem como investidores que contam com ações das principais administradoras que operam em solo brasileiro. Por conta disso, a Capital Research divulgou um relatório com o panorama dos shoppings.

Entre as informações divulgadas, está a situação da Iguatemi, dona de cinco centros comerciais na grande São Paulo e cuja receita de 2019 foi revelada por m². "Fazendo a conta, apenas o Iguatemi SP representa cerca de 20% da receita de aluguel e estacionamento da rede Iguatemi (não considera a receita das torres corporativas). Enquanto isso, a totalidade dos shoppings fechados até o final da semana passada chega a 70% dessa fatia. O impacto, certamente, é muito grande", comenta Felipe Silveira, analista da Capital Research, que afirma que, até o momento, não há como calcular o impacto financeiro das medidas: "não houve, por exemplo, uma definição sobre como ficam as cobranças dos aluguéis nesse período".

O relatório comenta, ainda, as alternativas encontradas pelas companhias para não zerar o faturamento das lojas, como permitir o seu funcionamento para envio de alimentos via delivery, como ocorre nos shoppings da Aliansce Sonae, que fechou as unidades comerciais responsáveis por 71% de suas receitas, e o varejo online, como o praticado pelo Shopping Cidade Jardim em sua plataforma CJ Fashion. "Apesar de se virarem como podem, o efeito para os lojistas tende a ser muito pesado e pode levar muitos a quebrarem, além de impactar a ocupação dos shoppings no médio prazo. No entanto, é essencial garantir a saúde das pessoas neste momento, o que ajuda a economia a se recuperar mais rapidamente depois", ressalta Silveira.

Como forma de tentar minimizar os impactos, a Alshop (Associação dos Lojistas de Shoppings) anunciou a criação de uma linha de crédito de R$ 500 milhões obtida junto ao governo estadual de São Paulo. Os recursos devem ser destinados a varejistas que precisarem de empréstimos para enfrentar a crise causada pela pandemia do coronavírus. A Capital Research não descarta a possibilidade de outras medidas do governo surgirem para compensar as perdas durante o período de quarentena, "mas, tendo em vista a dificuldade que todas as instâncias têm enfrentado na seara fiscal, não é algo tão trivial. Desse modo, ainda é impossível quantificar o tamanho do impacto que essa decisão terá no resultado financeiro e na performance das operadoras de shoppings centers", finaliza Silveira.

Sobre a Capital Research

A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup tem como missão entregar conteúdo relevante aos seus usuários, como é o caso da Carteira Capital, que faz recomendações para investidores de perfil conservador, moderado e agressivo. Por meio de uma plataforma intuitiva e simples, o usuário pode contar com conteúdo de qualidade como newsletters, relatórios, cursos online e as próprias carteiras específicas de produtos de investimentos como a "Carteira de Ações", a "Carteira de Renda Fixa" e a "Carteira de Fundos Imobiliários".


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