Brasil,

Tristeza Parasitária Bovina tem potencial para afetar 75% dos animais jovens no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziele Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Pearson-grandes-Tristeza-Parasitaria-Bovina-tem-potencial-para-afetar-75-dos-animais-jovens-no-Brasil-foto-Freepik Pearson-grandes-Tristeza-Parasitaria-Bovina-tem-potencial-para-afetar-75-dos-animais-jovens-no-Brasil-foto-Freepik

- Tristeza bovina compromete negativamente produção de leite e carne

- A doença aumenta a taxa de mortalidade do gado, reduzindo a rentabilidade
- Recomendação é controlar carrapatos com acaricidas e boas práticas de manejo

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB), também conhecida como: pindura, boca branca e mal triste, é uma das doenças parasitárias mais comuns para a pecuária. Causada por parasitas do gênero Anaplasma (bactéria) e a Bebesiose (protozoário). Esses microrganismos vivem e se multiplicam nas hemácias dos bovinos, onde rompem as hemácias, resultando em um animal anêmico.

Essa doença tem impacto direto na produtividade do rebanho: "Esses parasitas são transportados principalmente pelos carrapatos e pela mosca hematófagas e os sintomas são: mucosa esbranquiçada, cansaço, pelo áspero, seco, desidratado e cabeça baixa. Os animais de raças europeias e de cruzamento industrial são os mais atingidos. É preciso ter atenção a febre alta, perda de apetite, anemia e fraqueza", recomenda o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

Expressiva parcela dos bovinos infectados apresenta: aborto, redução da produção de leite e perda de ganho de peso devido à anemia e à fraqueza generalizada. Esses fatores resultam em menor conversão alimentar, o que agrava ainda mais a redução da produtividade. Estudos indicam que a tristeza parasitária pode reduzir a produção de leite em até 30% e a de carne em até 15%. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 75% dos animais são expostos aos agentes de TPB antes dos nove meses de idade.

O impacto dessa doença na atividade é bastante consistente. "Imagine o rebanho sofrendo de febre alta. Os animais mal conseguem levantar a cabeça. A produção de leite e de carne é comprometida e os bovinos perdem peso rapidamente. A taxa de mortalidade também pode aumentar, o que é um golpe duplo para a economia do produtor", analisa Vechiato.

Para minimizar as perdas causadas pela tristeza parasitária bovina, é preciso adotar estratégias eficazes de manejo. "O controle rigoroso de carrapatos é essencial. Para isso, é preciso usar carrapaticida e mosquicida de qualidade, além de implementar práticas que reduzem a infestação, como rotação de pastagens e intensa higiene dos locais de alojamento dos animais", destaca o especialista da Pearson.

Para combater a tristeza parasitária e outras doenças transmitidas por carrapatos e insetos, a Pearson Saúde Animal recomenda o uso de Imicarb. Esse medicamento é eficaz no tratamento da babesiose causada por Babesia bovis e Babesia bigemina e da anaplasmose provocada por Anaplasma marginale em bovinos. "O uso de Imicarb com orientação veterinária ajuda a controlar essas infecções e a reduzir os impactos negativos na produtividade e na saúde dos animais. Trata-se de solução eficaz e prática para os pecuaristas", finaliza Thales Vechiato.

Sobre a Pearson

A Pearson Saúde Animal, que pertencente ao Grupo Eurofarma, tem mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2022, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar