De joias a óleo de soja: saiba quais são os itens de desejo do brasileiro na internet
Radar Simplex revela neste pós-Carnaval uma maior busca por testes de gravidez
Apesar dos altos índices de inflação, ou até para se alienar dessa realidade desafiadora, brasileiros estão resgatando seus sonhos de consumo. Entre eles, os objetos de luxo, a exemplo das joias, ou do Iphone 11 Pro Max. No sentido oposto, produtos de cesta básica, como o óleo de soja, também ganham destaque, talvez no esforço para fazer o orçamento doméstico comportar as variações de preços. É o que aponta o Radar Simplex, plataforma da Simplex que usa inteligência artificial para captar as tendências indicadas pelas pesquisas feitas online, a partir de 1 milhão de landing pages de grandes e-commerces nacionais.
Em março houve um acréscimo de 44% de pesquisas online sobre joias em comparação às buscas feitas em fevereiro. “É provável que a queda do dólar, que desvalorizou 7,7% em março, tenha aumentado o poder de compra do brasileiro para itens cotados na moeda norte-americana, e isso pode ter reacendido no consumidor a esperança de adquirir bens que normalmente têm impacto alto no orçamento doméstico”, afirma João Lee, fundador da Simplex. Ele cita, como exemplo, o forte aumento das buscas pelo Iphone 11 Pro Max ao longo de março, cuja procura cresceu 475% em comparação com fevereiro.
O dia seguinte
O pós-Carnaval teve um impacto direto sobre outro tipo de busca na internet. A pesquisa pelo termo “exame de gravidez” mais que dobrou: cresceu de 144% em relação ao mesmo período do ano passado e 27% em relação a fevereiro. Futuros papais e mamães procuraram por testes de coombs, exame de sangue que ajuda a identificar doenças que afetam os fetos, como leucemia e eritroblastose fetal.
Outra categoria que despontou no Radar Simplex de março foi a de móveis, apresentando elevação de 50% no comparativo mensal e 42%, em relação ao mesmo período de 2021. Esses números indicam uma tendência que já vinha forte desde fevereiro: a vontade de se realizar compras que contribuam para o conforto do lar. Este segmento foi alavancado principalmente pelas buscas relacionadas à guarda-roupas, que registraram um pico de impressionantes 6.030% na comparação anual.
Fazendo a conta fechar
De acordo com o Radar Simplex, o óleo de soja é outro produto que se encontra entre os destaques nas pesquisas realizadas em março. Item da cesta básica, este produto foi um dos que mais encareceram no período. Segundo o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerando a prévia da inflação oficial, o preço do óleo de soja teve um aumento de 6,09% desde de 2022. No mês de março, a garrafa com 900 ml custou em média R$9,41, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A alta do preço pode ser explicada, em parte, pela especulação internacional em torno do produto ocasionada pela guerra na Ucrânia, assim como pela quebra de safra, que tem origem na estiagem que castiga o sul do Brasil.
Hora de celebrar
Outro alimento que, em março, despontou no Radar Simplex registrando um crescimento de buscas, é o queridinho no almoço de Páscoa. Estamos falando do bacalhau. Sua presença entre as buscas que se aceleraram no período indica que o brasileiro antecipou a pesquisa de alguns produtos típicos dessa celebração tão arraigada na cultura brasileira. A tendência faz todo o sentido já que, agora, quando a pandemia se apresenta aparentemente sob controle no país, é possível reunir familiares e amigos nas datas comemorativas.
Confira abaixo os dez itens que mais cresceram no ambiente online em importantes e-commerces brasileiros no mês de março:
1 - Joias
2 - Móveis
3 - Exame de gravidez
4 - Óleo de soja
5 - Ventilador
6 - Iphone 11 Pro Max
7 - Bacalhau
8 - Bebida no atacado
9 - Microondas inox
10 - Acessórios masculinos
Sobre a Simplex
Fundada em 2017 por profissionais de e-commerce, a Simplex tem se posicionado como uma empresa de SaaS (Software as a Service) para aumentar o tráfego e a conversão de vendas de e-commerces com implementações simples. A empresa possui mais de 20 clientes em mercados como Brasil, França e Itália. Saiba mais em simplex.live
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário