Indústria de lácteos brasileira recebe certificação internacional
Selo FSSC 22000, que aumenta competitividade no mercado internacional, está presente nas UBLs de Itapetininga (SP), Castro (PR) e Ponta Grossa (PR), da Unium
A Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, recebeu o selo FSSC (Food Safety System Certification) 22000 em sua indústria de lácteos, sediada em Ponta Grossa – PR (Frisia), no mês de outubro. Em março deste ano a unidade de Castro já havia conquistado a recertificação, e em julho, a companhia teve ratificada a certificação em sua Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) de Itapetininga, em São Paulo. Todas as unidades de leite da UNIUM, agora, possuem a certificação FSSC 22000, versão 5.1.
Com a certificação, a Unium atesta a segurança de alimentos da cadeia produtiva, aumenta a competitividade no mercado internacional e consolida seus produtos nas prateleiras do consumidor nacional. Além disso, o selo FSSC 22000 comprova que todas as três UBLs atendem a todos os requisitos exigidos por órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), entre outras instituições, além dos requisitos dos clientes e todos os procedimentos ligados à segurança de alimentos.
No caso da certificação FSSC 22000, versão 5.1, concedida a UBL de Ponta Grossa, o selo é referente a três processos produtivos da fábrica: o de leite a granel, que inclui o leite fluido a granel, o leite pré-concentrado e creme de leite a granel; o leite UHT e o leite condensado. “Foi necessário muito estudo, disciplina e um trabalho dinâmico e permanente para alcançarmos novamente esse objetivo. Atendemos grandes clientes, tanto nacionais quanto internacionais, e com o FSSC 22000, asseguramos que nosso produto é seguro e 100% confiável”, afirma o gerente de Qualidade da Unium, Paulo Mauricio Basto.
FSSC 22000
No mundo inteiro, há em torno de 25 mil empresas autenticadas pelo certificado. No setor de lácteos são cerca de 50, sendo poucas delas no Brasil. A auditoria foi realizada pela Bureau Veritas, e a certificação garante a procedência dos produtos das cooperativas que, em sua maioria, são comercializados para grandes empresas nacionais e multinacionais. Com esse reconhecimento, as UBLs são certificadas pela integridade no mercado e aumentam a confiança do consumidor, pois a FSSC 22000 é um certificado que atesta a segurança dos processos e, consequentemente, dos produtos fabricados.
Sobre a Unium
Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Conta com três marcas de lácteos: Naturalle – com produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium tem a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, com elevados padrões de exigência.
Além disso, fazem parte dos negócios a Alegra, indústria de alimentos derivados da carne suína, e a Energik, usina de produção de energia sustentável, todas reconhecidas pela qualidade e excelência.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário