Desempenho negativo do agro pode prosseguir nos próximos trimestres, afirma economista da ESPM
Concorrência dos Estados Unidos e clima adverso são pontos de atenção
O PIB brasileiro do segundo trimestre do ano recuou em 0,1%, de acordo com dados divulgados hoje pelo IBGE. O agronegócio, que apresentou bom desempenho em um cenário de desvalorização do dólar nos últimos trimestres, cedeu à conjuntura negativa e não repetiu as altas anteriores, apresentando queda de 2,8% -- a maior baixa entre os setores analisados pelo IBGE.
Para Leonardo Trevisan, economista e professor da ESPM SP, o real desvalorizado em relação ao dólar hoje tem menor peso quando comparado a uma conjuntura econômica mais negativa para o setor. Dois pontos se destacam na análise do economista: o deslocamento das compras chinesas para os Estados Unidos e as condições climáticas adversas no Brasil. “Apesar dos confrontos aparentes entre China e Estados Unidos, os chineses têm comprado mais do agronegócio americano do que do brasileiro", diz Trevisan. "Isso tem grande impacto entre os produtores de soja e milho -- produtos nos quais os Estados Unidos são competidores. Além disso, a China está desacelerando, o que diminui a demanda por produtos do setor.”
O cenário de estiagem prolongada e as fortes ondas de frio que atingiram as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil também não ajudaram os produtores do agronegócio. "O cenário é bastante complexo e deve continuar a influenciar negativamente os resultados do agro nos próximos trimestres", afirma Trevisan.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário