Brasil,

Confina Brasil conhece “A Cidade do Boi”, megaconfinamento em Itaporanga (SP)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Borielo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Confina Brasil conhece “A Cidade do Boi”, megaconfinamento em Itaporanga (SP)

A equipe da expedição Confina Brasil visitou as fazendas Bergamini, conhecidas como a Cidade do Boi, em Itaporanga (SP). O confinamento possui capacidade estática para 7 a 8 mil animais e gira cerca de 22 mil cabeças durante o ano. Toda a produção de carne e grãos (feijão e milho) é destinada aos supermercados da família na capital paulista.

“Capricho é o que define a família Bergamini. O confinamento é bem estruturado e o cuidado com os animais é perceptível. Eles fazem a compactação do bagaço de cana e usam métodos para vedação do silo, afim de aumentar a eficiência do sistema e diminuir perdas”, destaca o médico veterinário e coordenador do Confina Brasil, Felipe Dahas.

Nas fazendas Bergamini, uma rede de encanamento distribui água para todo o pasto, com abundância em locais próximos. São mais de 1.000 km de tubulação interligando minas e caixas em todas as fazendas.

Dahas destaca que o gado é de extrema qualidade e, predominantemente, Nelore. “Os animais vêm de diversos estados, como Tocantins, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A excelência no tipo dos animais é de encher os olhos”, constata o veterinário,

Outro ponto importante diz respeito aos dejetos do confinamento, todos canalizados às lagoas de decantação, onde é feita a coleta do esterco para uso nas pastagens e lavouras, enriquecendo o solo da fazenda.

Outros negócios – Além do confinamento, os Bergamini também produzem carvão e grãos. “O carvão é produzido a partir da madeira de eucalipto reflorestado. Feijão e milho são cultivados em outras propriedades ao redor da sede”, destaca Olavo Bottino, médico veterinário e técnico do Confina Brasil.

Além da pecuária, o grupo também trabalha com piscicultura, especialmente em produção de tilápia. “A família é apaixonada por cavalos e cria animais para tropa de campo, lida do gado e animais da raça Quarto de Milha e Paint Horse”, informa Bottino.

Outro ponto observado nas propriedades é a alta capacidade de armazenagem de insumos (concentrados e volumosos) em silos e barracões. A fabricação da ração é totalmente automatizada. “Para aumentar a eficiência do negócio, eles utilizam elevadores de grãos e esteiras, coletando os insumos de cada box da fábrica de ração”, diz Bruno Alvim, médico veterinário e técnico do Confina Brasil.

O “prefeito” da cidade – O confinamento da família Bergamini tem um mascote famoso: o touro nomeado como Prefeito. “Ele fica solto no confinamento e é extremamente manso. Os proprietários do megaconfinamento, Odílio Bergamini e o filho Edígio Bergamini, contam que Prefeito é um símbolo que reflete o carinho que todos devem ter com os animais na fazenda”, destaca Alvim.

O Confina Brasil 2021 tem patrocínio ouro da BRA-XP, Elanco, Casale, Nutron e UPL; e patrocínio prata da AB Vista, Associação Brasileira de Angus, Barenbrug, Beckhauser, Confinart, GA (Gestão Agropecuária), Inpasa e Zinpro. A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar