Unidades industriais da Frigol conquistam certificação HACCP
As unidades industriais da Frigol S.A. em Lençóis Paulista (SP), São Félix do Xingu e Água Azul do Norte, ambas no Pará, e Cachoeira Alta (GO), acabam de obter a certificação HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que garante a segurança dos alimentos para os consumidores, sob o ponto de vista sanitário.
“A certificação HACCP é referência global e posiciona as unidades da Frigol entre as mais seguras do mundo. É uma importante conquista para a Frigol, para os nossos parceiros comerciais e para quem aprecia nossa linha de carnes”, destaca o CEO Marcos Câmara.
A certificação HACCP possibilita a conquista de novas certificações de qualidade e segurança para as unidades da Frigol, como BRC START e BRCGS FOOD V8. “Essas certificações nos proporcionarão muitos ganhos, como padronização dos processos, redução de não conformidades em processos e produtos, abertura de novos mercados e, principalmente, a consciência de produzir alimentos seguros e de qualidade para milhares de pessoas em todo o mundo”, complementa Câmara.
O método HACCP existe desde a década de 1960 e foi elaborado para atender à solicitação da NASA, cujo desafio era garantir que os alimentos ingeridos no espaço fossem seguros e não causassem indisposição ou doenças à tripulação. Após vários estudos e testes, foi criada uma técnica para avaliar detalhadamente cada etapa da fabricação dos alimentos e identificar os pontos críticos para controle preventivo.
Deste 1969, o HACCP atende aos Códigos de Práticas em Higiene de Alimentos Codex Alimentarius. Na década de 1990, o Ministério da Saúde definiu procedimentos de implantação do HACCP nas indústrias em geral. Em 2001, a ISO constituiu diretrizes para a aplicação da norma ISO 9001 especificamente em indústria de alimentos e bebidas. Essas diretrizes envolviam a aplicação do HACCP. Quatro anos depois, a ISO publicou a Norma ISO 22000, referente a Requisitos de Sistema de Gerenciamento de Segurança de Alimentos, para qualquer organização na cadeia de alimentos. Dessa forma, ficaram integrados todos os requisitos de sistemas de gestão, programas pré-requisitos (BPF) e princípios HACCP.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário