Probióticos podem ser uma alternativa para o tratamento de disbiose intestinal em aves de corte
A disbiose pode estar presente em todas as fases da vida das aves e pode ser controlada por meio de probióticos através da indução da eubiose, recomenda a Biomin
A avicultura é uma atividade extremamente profissional e a produtividade, tanto do segmento de corte quanto de postura, é medida em detalhes. “O uso de antibióticos em doses terapêuticas foi, por muitos anos, considerado o tratamento mais usual para a disbiose (desequilíbrio da microbiota intestinal). A evolução da tecnologia em saúde e nutrição animal proporcionou o desenvolvimento de novas soluções naturais, como os probióticos”, informa Renata Reis, gerente regional da Biomin, empresa de soluções nutricionais naturais do Erber Group.
Em um experimento a campo, a Biomin utilizou ao redor de 8,6 milhões de aves tratadas com micro-organismos probióticos, tanto no incubatório quanto no primeiro alimento. No grupo controle, o qual não recebeu o tratamento com probiótico, 20% dos pintinhos apresentavam gás no ceco. Já no terceiro dia, esse percentual subia para 50%. A presença de gás nessa região é um dos sinais que indicam a disbiose intestinal, problema que afeta diretamente a produtividade da granja.
“A partir desses dados, começamos a tratar as aves do grupo testemunha com o probiótico desde o incubatório via spray logo após a eclosão dos pintinhos e depois administramos a versão encapsulada na primeira ração de 1 a 9 dias de idade. Os resultados foram notados em menos de 7 dias de uso, com o desaparecimento do gás no ceco, as bactérias benéficas foram capazes de colonizar o ceco, conhecido por ser um reservatório das bactérias patogênicas”, explica a especialista da Biomin.
A indução da eubiose resultou além do desaparecimento do gás cecal, uma melhora do peso corporal (+5%) e uma redução da mortalidade (0,30pp) aos 7 dias de idade. A utilização de bactérias benéficas induziu a eubiose e melhorou a função intestinal, o que refletiu em melhoria nesses indicadores de performance. “A aplicação de estratégias naturais também contribui para o movimento mundial da redução do uso de antibióticos na produção animal”, diz Renata.
“Sabemos que a resistência antimicrobiana é um dos grandes desafios atuais. Assim, precisamos implementar alternativas eficientes para ter o mesmo ou mais sucesso em problemas comuns na produção, como é o caso da disbiose intestinal em aves”, destaca a gerente da Biomin. A empresa possui em seu portfólio a solução PoultryStar, que foi desenvolvido depois de muitos anos de pesquisa e onde 5 cepas de bactérias foram cuidadosamente selecionadas de diferente partes do tubogastrointestinal por sua capacidade de promover a saúde intestinal de aves.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário