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Carrefour no Brasil se compromete em comercializar carne suína com altos padrões de bem-estar animal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Justo
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Após articulação com a Proteção Animal Mundial, a rede de supermercados Carrefour adota novos critérios para carne suína.

O Grupo Carrefour no Brasil assumiu o compromisso com a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental com foco em bem-estar animal, em adotar altos níveis de bem-estar para os suínos que comercializa. O compromisso vale para os produtos in-natura da marca própria Carrefour que atualmente representam 74% da carne suína comercializada nos açougues do grupo.

“A preocupação com o bem-estar animal é um movimento global e estamos liderando esse processo no Brasil, com foco na adequação dos nossos fornecedores, visando sempre a um aprimoramento das boas práticas de manejo animal”, informa Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Carrefour.

O compromisso do Carrefour incluí:

Até dezembro de 2022, será feita a transição de 100% das matrizes suínas para gestação em grupo, permitindo, no máximo, 28 dias em gaiola;
Até dezembro de 2022, será abolida a identificação do animal por meio do corte da orelha (mossa);
Até dezembro de 2025, será abolida a castração cirúrgica e adotada a castração por vacina (imunocastração);
O corte ou desgaste dos dentes dos animais será mantido apenas nos casos de extrema necessidade, quando forem verificados comportamentos agressivos entre os animais, como já é praxe;
De forma permanente, as granjas de criação de porcos continuarão investindo em ambientes mais interativos para os animais, que simulem situações que ocorreriam na natureza (enriquecimento ambiental), como também já é rotineiro;

O Carrefour se compromete, ainda, a realizar estudos e testes com seus fornecedores para encontrar uma solução para a prática do corte de cauda dos suínos - evitando que se mutilem - já que não há consenso sobre o tema no mercado.

“É importante termos o comprometimento de um dos principais grupos varejistas do país. Por isso, ter o Carrefour no Brasil como pioneiro é vital para que toda uma cadeia perceba que, atualmente, há uma demanda crescente dos consumidores pela origem do alimento que é consumido e não há espaço para negligenciar o bem-estar animal. O resultado é fruto tanto do nosso suporte técnico para a empresa, quanto do apoio de milhares de consumidores que se engajaram na campanha.”, afirma diretora-executiva da Proteção Animal Mundial, Helena Pavese.

Mais do que se comprometer com a sua marca própria, o Carrefour no Brasil irá trabalhar com os 36% dos fornecedores restantes para que, anualmente, seja apresentado metas com foco em atender, de forma gradual, os compromissos apresentados pela Produção Animal Mundial – grande parte dessas empresas já possuem compromissos para, até 2026, realizar a transição da gestação das porcas para o sistema em grupo, com maior bem-estar.

Mude a Vidas dos Porcos – O Carrefour Brasil é a primeira grande rede varejista a atender boa parte dos apelos da Proteção Animal Mundial para a adoção de políticas locais em prol do bem-estar dos suínos. Desde 2017, a organização promove a campanha “Mude a vida dos porcos”, que, entre outros itens, pede aos supermercados que:

Substituam as gaiolas usadas para matrizes suínas por criação em grupo em ambiente com enriquecimento ambiental até 2028;
Disponibilizem materiais e condições que permitam que os animais expressem seu comportamento natural até 2028;
Eliminem mutilações dolorosas até 2028;
Eliminem gaiolas para matrizes suínas durante o parto e a amamentação até 2035.

A campanha contou com forte apoio público, e em novembro de 2018, a Proteção Animal Mundial entregou ao Carrefour uma petição com 92 mil assinaturas pedindo que a redes se comprometesse em manter as matrizes suínas em gestação em grupo e em ambiente enriquecido.

Desde o começo de 2019, o Carrefour no Brasil realizou uma avaliação mais profunda de seus fornecedores, com o intuito de trabalhar em um compromisso sólido, cumprindo com todos os prazos estabelecidos. ”Durante o ano todo, a Proteção Animal Mundial trabalhou junto com o Carrefour Brasil, oferecendo suporte técnico em diversas reuniões e workshops, para consolidar um compromisso que atendesse o maior número de padrões solicitados”, finaliza Helena.

Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection)

A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento. As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre. A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor. Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.


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