WhatsApp e CRM: entenda a integração do aplicativo com os seus negócios
Crédito: Freepik
Especialista revela por que empresas que utilizam WhatsApp integrado ao CRM conquistam mais clientes e otimizam resultados.
A comunicação rápida e eficaz tornou-se um pilar essencial para o sucesso de qualquer negócio. Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp é uma ferramenta indispensável para empresas que desejam se conectar com seus clientes. Prova disso, é um estudo recente da Statista que revela que mais de 90% dos brasileiros utilizam o WhatsApp como seu principal meio de comunicação.
Diante disso, a integração do CRM (Customer Relationship Management) ao WhatsApp Business, a versão corporativa do aplicativo, pode otimizar a comunicação e transformar a experiência do cliente, potencializando os resultados da empresa. O que se torna ainda mais eficaz por conta da recente atualização que incorpora recursos de inteligência artificial.
Cleber Iyama, CEO e Diretor Comercial da CRM7, empresa especializada na transformação de processos empresariais por meio da tecnologia Zoho, destaca que essa integração gera novos leads e também garante um atendimento mais ágil e direto.
“Quando falamos de WhatsApp, estamos nos referindo a uma ferramenta com mais de 2 bilhões de usuários ativos mundialmente. A junção do sistema de CRM com essa plataforma é crucial para as empresas atualmente. Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas companhias é a definição do público ideal, e, com essa integração, conseguimos aprimorar as ações com a base de dados coletada nas interações com os clientes pelo aplicativo”, ressalta Cleber.
Essa inovação não apenas melhora a experiência do usuário, mas também libera a equipe de atendimento para se concentrar em questões mais complexas, aumentando a eficiência operacional.
Ao conectar o CRM ao WhatsApp, as empresas ganham agilidade nas negociações e centralização de dados, proporcionando uma visão unificada das interações com os clientes, além da automação de processos. “Essa integração permite que as empresas acompanhem o histórico de conversas, entendam e analisem o comportamento dos consumidores e segmentem suas campanhas de marketing com base em dados concretos”, acrescenta o CEO e Diretor Comercial da CRM7.
Segundo a BusinessChat, 75% dos usuários preferem utilizar o mensageiro para se comunicar com as empresas em vez de recorrer a outros aplicativos. Isso torna a integração do WhatsApp com sistemas de CRM uma solução estratégica, permitindo que as empresas se destaquem em um mercado competitivo, melhorando a comunicação e, consequentemente, a experiência do cliente.
Além disso, a integração de ferramentas em plataformas unificadas está em alta. Muitas empresas buscam consolidar seus fornecedores e utilizar sistemas centralizados que simplificam operações, reduzindo a complexidade e os custos. Esse movimento facilita a gestão de dados e melhora a interoperabilidade entre soluções, algo que está cada vez mais valorizado entre empresas que precisam otimizar suas infraestruturas.
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