Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Governança de APIs se consolida como prioridade para os CISOs

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mário Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

 Freepik Freepik

Uma das consequências diretas da explosão do emprego de APIs é o fato de elas terem sido eleitas pelos cibercriminosos como alvos prioritários, uma vez que por elas trafegam todo um universo de informações sensíveis, que exercem uma tração irresistível junto aos maus atores. “Neste contexto repleto de ameaças, a questão da governança das APIs se consolida cada vez mais como uma prioridade para os que têm a responsabilidade de comandar as organizações em suas jornadas digitais. O Chief Information Security Officer (CISO) está cada vez mais consciente da importância de implantar programas de governança para suas APIs, pavimentando assim o caminho para alcançar seus objetivos”, analisa Daniela Costa, diretora para a América Latina da Salt Security, única empresa a entregar a inteligência adaptativa necessária para proteger as APIs nas fases de construção, implantação e tempo de execução.

Uma estratégia eficaz de Governança demanda um conjunto de iniciativas construídas a partir de uma visão macro, abrangendo todo o ciclo de vida de uma API. “Um inventário preciso, capaz de conferir visibilidade às APIs e o estabelecimento de padrões de design são apenas duas entre diversas ações essenciais para viabilizar a adoção de uma política sólida de Governança. Junto aos CISOs está aumentando gradativamente a percepção de que a segurança das APIs está diretamente ligada à questão da Governança”, pondera a executiva.

Segundo as 10 previsões para 2024 recentemente divulgadas pela IDC Brasil, prosseguirá o ritmo acelerado de crescimento do mercado de soluções de segurança, chegando no Brasil aos US$ 1,7 bilhão, um incremento superior a 16% sobre 2023. “Estes números apontam para uma premente necessidade de alocar recursos de segurança de forma eficiente, o que passa necessariamente pela implantação de uma política eficaz de governança das APIs”, comenta Daniela Costa.

Após destacar que a expansão no emprego da IA nas soluções de segurança irá exigir mais e mais a adoção de ferramentas de última geração para proteger as empresas contra ataques cada vez mais sofisticados, Daniela Costa elencou algumas entre as diversas razões que os CISOs devem refletir para eleger a Governança das APIs como uma das prioridades em suas gestões: “A segurança dos dados e a conformidade com as demandas legais; a integração eficiente entre os sistemas, viabilizando acelerar o processo de inovação; a maximização do valor dos ativos digitais da empresa; a resiliência e escalabilidade da Infraestrutura; e a geração de um ambiente favorável à colaboração entre as equipes de desenvolvimento são alguns dos muitos benefícios que a Governança das APIs tem potencial para entregar para toda a organização”, finaliza a executiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar