10 passos para fomentar o ambiente smart nas cidades
Sebrae Paraná apresentou suas principais ações em painel no Smart City Session
A transformação digital está gerando profundo impacto nos pequenos negócios paranaenses. Para estimular esse ambiente e ampliar a competitividade dos empreendedores, o Sebrae Paraná vem ampliando sua atuação a partir de ações de mercado, eficiência produtiva, inovação e tecnologias avançadas destinadas às cadeias produtivas. As iniciativas foram apresentadas em painel digital no Smart City Session, realizado pelo iCities nesta terça (8) e quarta-feira (9). Ao todo, são sete os nichos de atuação da entidade: casa e construção, madeira e móveis, moda e confecção, plástico e embalagens, químico e cosméticos, eletroeletrônicos, e metal mecânico.
“Teremos uma agenda intensa em 2021 com feiras, lives, ebooks, ações segmentadas, rodadas de negócios e diagnósticos para a indústria 4.0. E também a aplicação da Metodologia IN4HUB, para introduzir pequenas empresas na transformação digital da indústria, com metodologia dividida em sete eixos: estratégia, consultoria em gestão de pessoas, clientes, gestão de negócios, tecnologia, logística e cadeia de suprimentos e produção de qualidade”, explica Adriana Kalinowski, coordenadora estadual da indústria no Sebrae Paraná.
Ela fez parte do painel sobre o futuro da transformação digital, que contou com a participação de Diego Ramos, diretor da vertical de smart cities da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); Itamir Viola, CEO da Viasoft; e Jamile Marques, diretora de inovação e fomento da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).
Para Adriana Kalinowski, são 10 os principais passos para que fomentar o ambiente smart:
Construir uma visão de cidade que considere suas características particulares;
Definir um plano de longo prazo para a cidade, que vá além das gestões e partidos políticos;
Desenhar um projeto de smart city que seja construído por pessoas e para pessoas, com participação cidadã;
Trabalhar em um marco legal mais favorável, envolvendo as lideranças da gestão pública;
Acelerar o desenvolvimento e a sustentabilidade dos projetos com parcerias privadas;
Integrar de forma horizontal os serviços em uma plataforma smart city;
Aplicar modelo tecnológico fundamentado numa plataforma aberta e interoperável para conseguir maior escala;
Facilitar a disponibilidade de dados abertos, com transparência, monitoramento e controle;
Superar novos e velhos desafios por meio de ações integradas com uso de tecnologia na saúde, educação, saneamento, habitação e desigualdade social;
Não esquecer as novas demandas por mobilidade, sustentabilidade e transformação econômica
“O desenvolvimento das smart cities abre novos mercados para os pequenos negócios, em áreas como saúde, educação, mobilidade, construção sustentável, energia e turismo. O Sebrae Paraná está identificando essas oportunidades, sobretudo na interação e aproximação das micro e pequenas empresas junto aos grandes players que já estão participando do processo. É absolutamente necessária a inclusão deste público no tema cidades inteligentes para o desenvolvimento do estado”, afirma.
Smart City Session
O Smart City Session inaugura uma experiência inovadora no segmento. Além das palestras de especialistas em temas que brotaram da crise da pandemia e permitirão planejar o ano de 2021, com acesso gratuito para o público inscrito, o evento tem salas de discussão com os convidados, em que os inscritos na modalidade paga podem seguir o debate e interagir com os speakers e demais participantes em ações de networking de negócios, matchmaking e reuniões.
O Sebrae Paraná apoia o iCities desde a primeira edição do Smart City Expo Curitiba, em 2018. “O evento sempre proporcionou conteúdos relevantes para o desenvolvimento das cidades e ambiente de conexão entre os diversos atores do ecossistema. Com o Smart City Session, foi possível aumentar ainda mais disseminação de boas práticas relacionadas aos temas de inovação e tecnologia.”
O evento tem como global partner a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), como local partner o Sebrae Paraná, como event partner a Dataprom, a Celepar, a FRG e a Wallonia, e como digital partner a Betha Exati, Iwg, Cits, Portal dos Elétricos/Smart Moov, Sanetran, Smart Green, Muni Digital e Gazz Conecta.
Sobre o iCities
O iCities foi fundado em 2011 com a visão de que as cidades devem ter papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba. O iCities também trabalha com consultoria para projetos de cidades inteligentes para municípios de todo o país e lançou em 2020 o curso Expert, para capacitação de profissionais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário