FURNAS utiliza plataforma de inteligência artificial no combate à Covid-19
Equipamento instalado na sede da empresa, no Rio de Janeiro, fará o reconhecimento facial e detecção de estado febril via imagem térmica dos colaboradores e visitantes
FURNAS acaba de ganhar mais um reforço no combate à Covid-19. A companhia instalou o primeiro totem em sua sede, no Rio de Janeiro, uma plataforma de inteligência artificial que, entre outras funcionalidades, fará o reconhecimento facial e aferição da temperatura corporal. Ainda em fase de testes, o projeto piloto será estendido às demais unidades da empresa posteriormente. Inicialmente, a tecnologia será aplicada aos colaboradores que exercem funções essenciais de operação e manutenção e seguem atuando in loco para maximizar a garantia da execução destas atividades. No momento, 80% da força de trabalho está operando em regime de teletrabalho.
"Usaremos a inteligência artificial a nosso favor. As informações que a tecnologia pode nos fornecer servirão para orientar os colaboradores e a equipe médica, sugerindo teletrabalho àqueles com risco Covid-19 intermediário e informando à equipe médica sobre colaboradores com alto risco. A plataforma também vai gerar alertas de sanitização de espaços físicos e auxiliará na tomada de decisão, sugerindo momentos ideais para as ondas de retomada ao escritório físico e colaboradores a participarem das ondas sugeridas", explica Pedro Brito, Presidente interino e Diretor de Administração de FURNAS.
O equipamento é composto por totem de check-in com reconhecimento facial e detecção de estado febril via imagem térmica, para controle individualizado de entrada dos colaboradores e fornecedores; sistema automático de detecção de aglomerações usando imagens obtidas das câmeras de sua sede e sistema de pontuação Covid-19, em que serão definidos pontos atribuídos aos espaços físicos e aos colaboradores, baseando-se na detecção de aglomerações e no cruzamento de dados de sintomas reportados ou observados e hábitos, indicando riscos de contágio.
A tecnologia com foco em inteligência artificial e visão computacional foi desenvolvida pela Cyberlabs.Ai, especializada em soluções inovadoras para grandes empresas. Com base nestes dois atributos, a empresa criou uma plataforma web que utiliza imagens de câmeras para extrair informações gerenciais e dados relevantes para a operação. "O objetivo do sistema de gestão de risco do Covid-19 é proteger os colaboradores, garantir a execução das tarefas essenciais da nossa economia, com segurança, e uma retomada responsável das atividades. O mais moderno em imagens térmicas, visão computacional e aprendizado das máquinas estão aplicados nessa solução. FURNAS se coloca como uma impulsionadora da Inteligência Artificial para resolver problemas reais do nosso país.", diz Marcelo Sales, Co-Fundador e CEO da CyberLabs.
Desde o início da pandemia, FURNAS já adotou mais de 50 iniciativas para o enfrentamento ao coronavírus, incluindo aquisição de materiais para prevenção, serviços, testes e tecnologia. "Além de ajudar no combate à pandemia, o investimento em inovação é fundamental para manter e perpetuar os negócios da empresa com a maximização de valor para todas as partes envolvidas. O uso de inteligência artificial irá complementar a atuação humana, auxiliando na tomada de decisões", conclui Pedro Brito.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário