Aprimoramento da Segurança de Comunicações Continua na Era 5G Sem Fio
Relatório da 5G Americas Apresenta Novas Ameaças e Proteções de Segurança com Redes 5G Sem Fio Migrando para Nova Arquitetura Baseada em Serviços
A 5G é uma tecnologia em evolução e está abrindo caminho para uma era de inovação acelerada, conectando as pessoas, as coisas e as máquinas por meio de melhorias contínuas em comunicações móveis sem fio. A 5G Americas, a associação setorial e a voz da 5G e LTE para as Américas, divulgou hoje o relatório Elementos de Segurança para a Era 5G, destacando os protocolos de segurança 5G mais avançados que fazem parte da evolução da tecnologia, e protegem contra ameaças de segurança emergentes em redes celulares sem fio.
O relatório explica as grandes diferenças entre a tecnologia 5G sem fio e as gerações anteriores, lembrando que toda a arquitetura da rede celular sem fio foi redesenhada para aproveitar de novos recursos como redes definidas por software (software-defined networks - SDN), virtualização de funções de rede (network function virtualization - NFV) e arquiteturas nativas de nuvem para escalabilidade. Estes elementos exigem encriptação adicional, defesas adicionais em redes periféricas e novos protocolos mais sofisticados para atender às necessidades de fatiamento de redes (network slicing), computação distribuída multiacesso (multi-access edge computing - MEC) e uma rede de acesso via rádio desagregada (disaggregated, radio access network - RAN).
Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse “As redes 5G estão começando a tocar em todos os aspectos da vida humana - do trabalho até o entretenimento e atividades pessoais e sociais. Por esse motivo, a segurança é um aspecto central dessa incrível tecnologia. A segurança sempre foi e continua sendo uma prioridade para as operadoras de redes móveis e seus fornecedores”.
Elementos de Segurança para a Era 5G examina as arquiteturas 5G que foram desenhadas para fechar possíveis brechas de segurança presentes nas gerações anteriores de redes celulares e enfrentar os novos desafios de segurança fora da estrutura tradicional.
O relatório da 5G Americas analisa vários aspectos importantes como:
as diferenças entre a 5G e outras arquiteturas sem fio e as ameaças, vulnerabilidades e ataques que pode enfrentar
a segurança em redes 5G não-autônomas (non-standalone - NSA) e redes 5G autônomas (standalone - SA)
outras considerações de segurança, examinando vários aspectos do software, virtualização, automação e orquestração das redes core e RAN.
segurança Zero Trust e outras técnicas recomendadas para enfrentar ameaças
David Krauss, Principal Arquiteto de Redes da Ciena e líder do projeto disse “A segurança foi projetada e incorporada nos padrões 5G. Uma abordagem estratégica foi adotada em relação aos serviços nativos de nuvem, software de código aberto, APIs, SDN e NFV o que, em conjunto, ampliam a segurança das redes 5G”.
O relatório também analisa:
as ameaças tecnológicas ainda presentes na RAN e como poderiam ser resolvidas
projetos detalhados da 3GPP para recursos de segurança 5G que envolvem confidencialidade, integridade, autenticação, privacidade e isolamento
Capacidades de Fatiamento de Rede que oferecem mais isolamento, privacidade e segurança em redes 5G
protocolos de inteligência mais bem definidos para ameaças virtuais
Segurança-como-serviço (“Saas”) usando uma arquitetura baseada em serviços
como as operadoras de rede devem abordar as vulnerabilidades de interagir com sistemas 3G/4G, como um serviços de mensagens curtas 5G (SMS) através de strata sem acesso (non-access stratum - NAS) e interoperabilidade com sistemas 3G/4G
Kraus também explicou que “Estamos aprimorando a 5G através da combinação de design mais seguro, inteligência sobre ameaças e infraestrutura programável que suporta o fatiamento de redes para garantir um serviço seguro e robusto”.
O relatório Elementos de Segurança para a Era 5G está disponível gratuitamente no site da 5G Americas. Um post no blog escrito por Chris Pearson e slides de apresentação também estão disponíveis no site da 5G Americas.
Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.
Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica e WOM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário