Museu Folia na Rua abre o Carnaval de Tupã com marchinhas, bloco e muita tradição
Foto: Bruno Marqueti/Museu Índia Vanuíre
Exposições temporárias também podem ser visitadas terça-feira a domingo
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), abre as festividades do Carnaval da cidade com o Museu Folia na Rua. No dia 26 de fevereiro, o evento transforma a rua em frente ao Museu em um grande palco para as marchinhas, bloco e passistas, resgatando as tradições carnavalescas com performances vibrantes.
Além da folia, a programação inclui o projeto “Família no Museu”, que convida crianças e adultos a confeccionarem adornos carnavalescos aos fins de semana. O público também pode visitar exposições temporárias que destacam a presença negra em Tupã e a arte indígena no Oeste Paulista. Confira os detalhes abaixo.
Museu Folia na Rua abre as festividades do Carnaval de Tupã
No dia 26 de fevereiro, o Museu Folia na Rua dá início ao Carnaval de Tupã com uma grande celebração em frente ao Museu Índia Vanuíre. Como primeiro grande evento da festa na cidade, a noite será marcada por música, dança e manifestações culturais que resgatam a tradição carnavalesca local.
A Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro embala o público com um repertório repleto de marchinhas que fizeram história. O Bloco Abanaê traz a energia contagiante dos blocos afros da Bahia, como o Olodum, mesclando ritmos vibrantes e performances inspiradas no Carnaval paulista.
A festa também conta com a participação da Corte Carnavalesca de Tupã que, junto à ala de passistas, promete envolver o público no espírito festivo e colorido da folia.
Com entrada gratuita, o Museu Folia na Rua reforça a valorização das tradições carnavalescas e convida a comunidade a celebrar o início do Carnaval de Tupã em grande estilo.
Data: 26 de fevereiro
Horário: das 20h às 22h30
Local: Em frente ao Museu Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)
Família no Museu
Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre convida famílias para oficinas culturais, promovendo uma conexão interativa com seu acervo. A iniciativa estimula a criatividade e amplia o conhecimento sobre a diversidade cultural.
Neste mês, o tema é o Carnaval, e crianças e adultos poderão criar adornos carnavalescos, como máscaras e tiaras, explorando cores, formas e texturas.
Datas: todos os sábado e domingos do mês de fevereiro
Horário: das 10h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Exposições temporárias
Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã
A mostra visa recuperar a história muitas vezes invisibilizada da população negra na cidade de Tupã (SP), destacando suas contribuições essenciais para a formação social, cultural e econômica da região.
Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.
A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta uma exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.
Datas: terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 18h
Informações: (14) 3491-2333
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari - Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário