Teatro Carlos Gomes de Blumenau recebe Mostra Multicultural de alunos bolsistas do projeto Cultura para Todos neste domingo (30)
Teatro Carlos Gomes de Blumenau - Foto: @SabrinaMarthendalFotografia
As apresentações nas áreas de Dança, Teatro e Música ocorrem nos Auditórios Willy Sievert e Heinz Geyer e acontecem a partir da 17h, com entrada gratuita e aberta a toda comunidade
Mostra cultural em destaque. Neste domingo, dia 30 de março, a 5ª edição do Projeto Cultura Para Todos traz aos palcos do Teatro Carlos Gomes de Blumenau (TCGB), a Mostra Cultural de alunos bolsistas do projeto. O evento ocorre nos Auditórios Willy Sievert e Heinz Geyer e conta com apresentações nas áreas de Dança, Teatro e Música, a partir das 17h, com entrada gratuita e aberta a toda comunidade. Os ingressos serão liberados uma hora antes do início do evento. Classificação indicativa LIVRE e todas as ações contam com intérpretes de LIBRAS.
O evento é uma mostra do trabalho realizado nos últimos 10 meses com os contemplados pelas bolsas de estudos do projeto. "Chegamos ao momento em que os alunos bolsistas apresentam-se nos palcos do Teatro Carlos Gomes. O Cultura é um projeto continuado, que possibilita mais de 200 bolsas de estudos e nesse dia é momento de compartilhar os resultados deste ano de atividades", celebra o produtor executivo do projeto, à frente da Verbo Produções, Rodrigo Dal Molin.
Segundo a diretora da escola de dança do TCGB, Bruna Oecksler, o projeto é um presente no dia a dia da escola de dança e dos bailarinos contemplados. “Nós, que sempre acreditamos em uma escola inclusiva e acessível, ficamos simplesmente maravilhados pela oportunidade de orientar crianças e adolescentes através da arte e educação. Além do desenvolvimento para formação de um cidadão completo que podemos proporcionar, o impacto se estende aos familiares e amigos do bailarino contemplado”, declara a diretora. “Muitos nunca haviam entrado em um espaço como o Teatro Carlos Gomes. É simplesmente muito emocionante acompanhar o desenvolvimento de cada um, e nós, da OUT, acreditamos na transformação de vida que a dança proporciona”, complementa Bruna.
O programa de bolsas de estudos do projeto Cultura Para Todos – 5ª edição também contemplou aulas de Teatro, e, dentre elas, de Palhaçaria. “É uma ação extremamente relevante para o desenvolvimento de cada estudante, que através desta atividade tem a oportunidade de estudar e se aprofundar na arte da Palhaçaria, criando indivíduos mais reflexivos e conectados com o fazer artístico”, afirma o professor de teatro e ator James Beck. “Em um contexto atual, onde estamos cercados por informações que circulam e nos atravessam de maneira express e instantânea, ter a oportunidade de aprimorar ao longo de um ano as possibilidades poéticas do riso, compreender e pesquisar com cada estudante quais são os temas contemporâneos propícios ao jogo cômico, é sem dúvida abrir-se para momentos criativos de extrema potência artística”, complementa Beck. “Se levarmos em conta o fato de que o fazer teatral é por si só é um ato coletivo, entendo que as potências criativas e inter-relacionais se ampliam, pois se em regra geral seguimos para rumos individualistas, reforço que o poder do coletivo quando falo de criar para a cena algo que será exposto diante de um público, cria forças que só a arte é capaz”, acrescenta o professor. “E como certa vez me disse uma aluna ao fim de um ano de estudos nas aulas de teatro: ‘Professor, muito obrigado por tudo que compartilhamos este ano nas aulas. E quero te dizer, que a arte me salvou’”, relembra James Beck.
A coordenadora artística e pedagógica da Escola de Música, Melita Bona, comenta que as apresentações dos bolsistas na área de Música consistem em performances individuais e coletivas. “Com timbres, formas, repertórios e estilos musicais variados, trazendo uma síntese dos aprendizados e vivências, incorporados no decorrer do projeto. Será uma satisfação imensa compartilhar esse programa musical com o público em geral e colegas de outras linguagens artísticas”, comemora Melita.
“O Cultura para Todos é um dos projetos mais importantes do Teatro Carlos Gomes, está ligado diretamente ao DNA da instituição e da nossa existência, que é propagar a Cultura, especialmente para aqueles que muitas vezes não têm o acesso a ela. É aproximar as pessoas, compartilhar a arte e as oportunidades com todos os níveis sociais. As mais de 200 bolsas de estudo do projeto refletem esse nosso desejo", afirma o presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo Stodieck. “Estamos felizes com o resultado e agradecemos os patrocinadores que viabilizaram esse projeto por meio da Lei Rouanet, do Governo Federal”, conclui o presidente.
O Projeto Cultura para Todos - 5ª edição é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet (PRONAC 23 5349), e conta com o apoio de Leonardo F. Zipf e Otto Baier; e patrocínio de: All4Labels Altenburg, Bermo, Blukit, Blumenau Iluminação, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul/ BRDE, Breitkopf Veículos, Cartondruck, Gráfica 43, Grupo Texpa, Pública Tecnologia, Tex Cotton, Senior e Weg. O projeto é uma promoção do Teatro Carlos Gomes, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
TEATRO CARLOS GOMES DE BLUMENAU
A Associação Dramático Musical Carlos Gomes é uma entidade cultural, sem fins lucrativos, que atua em Blumenau desde o ano de 1860, quando foi fundada. Seu objetivo é o de incentivar por todos os meios a prática e o desenvolvimento da cultura e das artes, em todas as suas formas de expressão, podendo estender suas atividades a todo território nacional. Além de ser declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/teatrocarlosgomesblumenau
SERVIÇO
Mostra Cultural de Alunos Bolsistas do Projeto Cultura para Todos - 5ª Edição
Dia 30 de março, a partir das 17h
Dança: alunos da Out Escola de Dança - Balé
Teatro: alunos da Cia Carona Escola de Teatro
Música: alunos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes
Entrada gratuita e aberta a toda comunidade, com retirada de ingressos 1 hora antes do evento
Classificação indicativa LIVRE
Todas as ações contam com intérpretes de LIBRAS.
FICHA TÉCNICA DO PROJETO CULTURA PARA TODOS
Promoção: Teatro Carlos Gomes de Blumenau (TCGB)
Presidente da diretoria executiva: Ricardo Stodieck
Vice-presidente: Luis Guilherme Kuhn
Diretor financeiro: Guilherme Benno Guenther
Diretora de marketing.: Marion Bubeck
Diretor geral do Teatro: Iury Bugmann Ramos
Escolas: Cia Carona de Teatro, Escola de Música Teatro Carlos Gomes e Out Escola de Dança
Técnicos TCG: Imo Reich e Sidnei Rocha Cordeiro
Eventos TCG: Jahnnyne Lima e Larissa Hank
Produção executiva: Rodrigo Dal Molin, da Verbo Projetos
Controller: Juliana da Cunha da Silva
Produção geral: Soila Freese, da Soi Arte e Cultura
Identidade Visual e Designer: Roberto Lanznaster
Mídia Social: Gear Digital
Divulgação cultural: Nane Pereira Comunicação e Arte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário